Saúde
Publicação do Into reúne casos clínicos de câncer nos ossos
Pesquisa em saúde
O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) lança, nesta quinta-feira (20), o livro Tumores Musculoesqueléticos no 46º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, que acontece até sábado (22), no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro (RJ).
A publicação foi organizada pelo oncologista ortopédico Walter Meohas e reúne casos clínicos sobre o tratamento dos principais tipos de câncer ósseo tratados no Instituto, como o tumor de célula gigante e o osteossarcoma.
De acordo com o especialista, a oncologia evoluiu até 1970, mas não há novas drogas para tratamento e a sobrevida do paciente continua sendo de cinco anos no Brasil. “Se o tumor for diagnosticado no início, ainda pequeno, a sobrevida pode ser bem maior”, alertou.
Segundo Meohas, o tumor ósseo ou musculoesquelético representa 1% das patologias oncológicas, e 10% dos pacientes com câncer acabam tendo metástase que se instala no osso.
O Centro de Oncologia Ortopédica do Into mantém equipe multidisciplinar para o tratamento de pacientes do Sistema Único de Saúde com tumores malignos ou benignos nos ossos.
O serviço tem parceria com o Instituto Nacional do Câncer, que realiza o tratamento de quimioterapia e encaminha os pacientes para a cirurgia oncológica no Into.
Ao todo, são cinco cirurgiões especializados em oncologia ortopédica que realizam cerca de 350 cirurgias deste tipo por ano. Entres os procedimentos, estão os transplantes e alongamentos ósseos e a ressecção de tumores malignos e benignos.
Fonte:
Blog da Saúde
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















