Saúde
Ministério da Saúde disponibiliza apoio técnico para o DF
Gestão
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, assinou, nessa segunda-feira (26), Termo de Cooperação Técnica com o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg. O objetivo da iniciativa é qualificar a gestão da Saúde Pública na capital federal.
O termo permitirá a transferência de conhecimento, tecnologia e experiências voltadas para reorganização da rede de atenção à saúde, racionalização das despesas e otimização dos recursos destinados à assistência à saúde da população do Distrito Federal.
Também participou da assinatura, o secretário de Saúde, João Batista de Sousa. O apoio técnico começa a partir desta terça-feira (27), com publicação de portaria no Diário Oficial da União (DOU).
Em caráter de força-tarefa, serão disponibilizados profissionais especializados do Ministério da Saúde para auxílio em diversas áreas, como vigilância em saúde, assistência farmacêutica, recursos humanos, gestão de leitos, contratos, entre outros.
Os profissionais darão o suporte técnico para o mapeamento da situação da saúde pública e apontarão sugestões de melhoria sob coordenação do Governo do Distrito Federal (GDF).
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, destacou que o acordo tem como objetivo qualificar o processo de gestão em várias áreas consideradas prioritárias, atendendo a uma demanda que foi trazida pelo governador. “Queremos fortalecer a nossa ação integrada e juntar esforços para melhorar a situação de atendimento à saúde da população em um espaço de tempo relativamente pequeno, mas com adoção de medidas estruturais que possam qualificar o processo de gestão e conseguir sanar problemas em várias áreas”, afirmou o ministro.
O termo não prevê transferência de recursos financeiros e sim apoio técnico para dar suporte ao governo do Distrito Federal na reestruturação do setor da saúde. “Nós focaremos efetivamente na melhoria da qualidade da gestão, na reorganização da atenção à saúde e no aprimoramento dos mecanismos”, completou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.
O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, agradeceu o apoio do governo federal e classificou como uma ajuda indispensável. “O nosso secretário de Saúde já tomou as primeiras medidas emergenciais, mas consideramos indispensável o apoio do Ministério da Saúde para reorganizarmos a rede pública de saúde”, afirmou.
O termo prevê uma ação muito forte na área de Vigilância em Saúde para o controle da dengue e da febre chikungunya. Para o ministro da Saúde Arthur Chioro, a ação será essencial, já que o País está entrando no período crítico, de maior transmissão dessas doenças.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















