Saúde
Último dia para declarar investimentos em saúde é nesta sexta (30)
Estados e municípios
Os estados e municípios que ainda não informaram oficialmente os dados sobre investimentos em saúde em 2014 têm somente até esta sexta-feira (30). As informações precisam ser inseridas no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops).
Quem perder o prazo, corre o risco de ficar sem os repasses de recursos dos fundos de participação feitos pela União.
Até o final da manhã, apenas 519, dos 5.568 municípios, haviam cumprido a determinação prevista na Lei Complementar 141 de 2012. E nenhum estado havia transmitido os dados. As informações sobre a situação de cada um dos entes federativos podem ser consultadas no portal do Ministério da Saúde.
A partir de amanhã (31), as administrações públicas municipais e estaduais com pendências receberão uma notificação do Siops. Se, ainda assim, não houver regularização, o próximo passo será o bloqueio das transferências dos fundos de participação.
A consolidação das informações sobre gastos em saúde no Siops tem o objetivo de dar transparência sobre quanto cada unidade político-administrativa tem aplicado no setor.
A Constituição Federal determina que o investimento mínimo em saúde nos estados e no Distrito Federal seja o equivalente a 12% da receita.
Nos municípios, esse percentual deve ser de 15%. Atualmente, o Ministério da Saúde é o responsável por metade dos recursos na área. A verba é prevista anualmente no Orçamento Geral da União.
Para saber sobre o papel de cada ente da Federação na área da saúde pública clique aqui
Fonte:
Secretaria de Relações Institucionais
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















