Saúde
Rio de Janeiro recebe mutirão de cirurgias de joelho
Ortopedia
Com o objetivo de reduzir o tempo de espera por cirurgias ortopédicas, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) inicia, nesta quarta-feira (11), no Rio de Janeiro, um mutirão de joelho que vai beneficiar cerca de 100 pacientes. A iniciativa acontecerá até a próxima terça-feira (17) e tem como foco procedimentos de alta complexidade.
Estão previstas cirurgias de artroplastia total primária, artroscopia, osteotomia e reconstrução de ligamentos de pacientes com diferentes patologias, como artrose e artrites, além de lesões e deformidades que comprometem a articulação normal do joelho devido à dor local, inchaço e rigidez.
Os procedimentos têm alto grau de resolutividade e recuperam a qualidade de vida do paciente, como explica o coordenador hospitalar Naasson Cavanellas. “As cirurgias conseguem restaurar a função do joelho, além de aliviar a dor, permitindo que a pessoa retorne às suas atividades rotineiras. Os pacientes também passam por tratamento de fisioterapia para ajudar na completa reabilitação após a cirurgia”, disse o coordenador que também é especialista em joelho.
O centro especializado em cirurgia de joelho conta com equipe multidisciplinar e realiza cerca de mil consultas e 120 procedimentos cirúrgicos por mês, sendo a maior parte de artroplastia total primária, que tem a finalidade de substituir a articulação desgastada por prótese.
Ações
Desde 2013, o Instituto já realizou 21 mutirões, com o total de 1.673 cirurgias realizadas pelos centros especializados em joelho, quadril, coluna, pé, ortopedia pediátrica, mão e ombro, conseguindo eliminar algumas subfilas, como a de instabilidade do ombro.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















