Saúde
Ministério da Saúde alerta para cuidados com glaucoma
Sistema Único de Saúde
No dia 26 de Maio, o Ministério da Saúde celebra o dia nacional de combate ao glaucoma, uma doença nos olhos que pode levar à cegueira. Causada pela lesão do nervo óptico e relacionada à alta pressão do olho, o glaucoma pode causar sérias alterações no campo visual.
O tratamento para o glaucoma é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2015, foram registrados 2,2 milhões de atendimentos, entre exames, consultas e cirurgias, sendo 47% a mais que em 2012, quando foram registrados 1,5 milhão de atendimentos. No ano passado, R$ 174,6 milhões foram investidos na realização desses procedimentos.
Estima-se que entre 2% e 3% da população brasileira acima de 40 anos possam ter o glaucoma, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Doenças como diabetes, hereditariedade, miopia e lesões oculares são as principais causas.
Contudo, na maioria dos casos, o glaucoma atinge os dois olhos e é a herança genética que influencia no aparecimento da enfermidade. As pessoas com mais de 50 anos, com histórico familiar da doença, afrodescendentes, pacientes com pressão do olho elevada devem se submeter a um exame oftalmológico. O tratamento é feito com colírios que controlam a pressão intraocular.
Há dois tipos de glaucoma, o de ângulo aberto que é gradual, lento e assintomático e responde por 90% dos casos; já o glaucoma de ângulo fechado pode ocasionar dores de cabeça, dor no olho, auréolas de arco-íris ao redor das luzes, náusea e vômitos.
Assistência
O atendimento aos pacientes com glaucoma também é garantido por meio do Aqui Tem Farmácia Popular. Desde 2011, o medicamento maleato de timolol foi incluído na lista dos produtos do programa, desenvolvido em parceria com a rede privada de farmácias e drogarias, cuja oferta de medicamentos e outros produtos garante desconto de até 90% à população.
Na rede pública de saúde, uma das principais estratégias de combate ao glaucoma é feito por meio de prevenção às doenças que causam o problema. As ações preventivas permitem a detecção precoce do glaucoma, o que contribuiu para o tratamento mais rápido e adequado.
Exames oferecidos pelo SUS
– Tonometria para medir a pressão intra-ocular
– Campimetria que permite avaliar como e se o glaucoma afetou o campo de visão
– Oftalmoscopia ou exame do fundo do olho
– Gonioscopia que capta a sensibilidade das áreas visuais de cada olho através de um gráfico
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Saúde
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















