http://www.brasil.gov.br/sobre/cidadania/gentileza-urbana/bom-comportamento-na-web

A popularização da internet trouxe efeitos positivos, como o acesso mais democrático à informação, mas também exigiu a criação de regras de etiqueta e comportamento no mundo digital, que o cidadão deve levar em consideração para não cometer gafes virtuais.
Especifique o assunto da mensagem, pois isso ajuda o destinatário a selecionar os e-mails que deseja ler ou priorizar.
Apague as informações sobre outras pessoas que possa haver no cabeçalho e no texto e, se estiver escrevendo para mais de um destinatário, coloque os endereços eletrônicos em cópia oculta.
Na linguagem da internet, isso significa que você está gritando.
A pessoa que envia uma mensagem aguarda retorno. Caso esteja sem tempo para escrever o que deseja, envie um texto curto avisando que, assim que possível, irá responder adequadamente.
Também não encaminhe muitos e-mails de piadas e assuntos afins, pois isso lota a caixa de entrada das pessoas e faz com que elas percam muito tempo filtrando os e-mails e descartando mensagens superficiais.
Não execute arquivos nem acesse links enviados por remetentes que não conhece, pois eles podem conter vírus e danificar o computador.
O destinatário dificilmente terá tempo para ler tudo o que estiver escrito.
Pessoas que estão começando a mexer na internet cometem erros durante o aprendizado. Não seja impaciente e procure avisá-las sobre algum comportamento errado por e-mail, e não na frente de outras pessoas.
Imponha limites de uso da internet e se informe sempre sobre o que seus filhos veem na rede e quem são seus amigos, pois muitos crimes de pedofilia começam com contatos virtuais.
Manifestações de preconceito, hostilidade e racismo são condenáveis tanto na “vidareal” quanto no mundo virtual. Além disso, não use palavrões e expressões grosseiras só porque não está falando cara a cara com seu interlocutor.
Fontes:
Secretaria de Defesa Social de
Pernambuco
Manual de
Sobrevivência em Informática
Saiba mais sobre mundo digital no Portal Brasil.