Software Livre
Relacionados
Comunidades
Entre os objetivos da implantação e desenvolvimento do Software Livre no governo brasileiro está a ideia de promover o desenvolvimento de redes de colaboração. A criação de comunidades permite o compartilhamento de informação e conhecimento e aumenta a interação entre os diversos atores participantes desta iniciativa. Grupos e comunidades são constantemente criados e incentivados em torno das soluções de software livre, a fim de somar esforços e executar mais em menos tempo e com mais qualidade.
A comunidade de Software Livre tem seu ponto de encontro no Comitê Técnico para Implementação do Software Livre (CISL) e no Grupo de Trabalho Migração para Software Livre – GT-MigraSL. Este último com espaço para compartilhamento de informações e uma lista de discussão que conta com a participação de membros do governo e profissionais de carreira terceirizados. Outras iniciativas são as comunidades criadas a partir do portal Software Público, que reúne em diferentes áreas de interesse desenvolvedores e técnicos em torno das soluções de softwares compartilhadas.
A comunidade PloneGov-BR também é um mecanismo criado com o objetivo de estabelecer um canal de colaboração entre as instituições que fazem uso, desenvolvem e trabalham com o Plone, uma solução de CMS (sistema de gerenciamento de conteúdos) escrito na linguagem Python que atua em plataforma de software livre. Atualmente, a comunidade é formada pelo Ministério do Planejamento, Serpro, Interlegis, Câmara dos Deputados, EBC e Presidência da República. O convite para integrar o grupo é aberto e está sendo feito a diversas instituições que trabalham com esta tecnologia. Congregar o maior números de órgãos e empresas públicas é um dos desafios desta comunidade.
Fomentar a discussão, o apoio e o treinamento, trocar experiências, compartilhar conhecimento auxiliam não apenas instituições que estejam iniciando a implantação em suas unidades, como torna o processo de migração mais ágil, maximizando a capacidade técnica do governo. Para os profissionais e entusiastas do software livre, a colaboração em rede é uma das premissas para a evolução tecnológica no Brasil.
Para conhecer e participar das comunidades, acesse:
Portal do Software Livre/Comunidades
Portal das Comunidades Virtuais do Governo Federal
Fontes:
Portal do Software Livre
Portal do Software Público brasileiro



