Tecnologia de ponta
Relacionados
Diagnóstico imediato
Um projeto em desenvolvimento pode acelerar o acesso dos cidadãos brasileiros ao diagnóstico médico. Trata-se do Vital Point, um quiosque habilitado com todos os equipamentos necessários para realizar 27 exames, com resultados disponibilizados em não mais do que 15 minutos.
Como o local é habilitado com um dispositivo de conectividade wireless, os resultados dos exames poderão ser enviados via internet para monitoramento remoto do paciente e de seu médico.
O quiosque conta com o apoio do Instituto Sapientia e é resultado de uma parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa do Ministério da Ciência e Tecnologia voltada para o investimento em novas tecnologias de ponta. O objetivo do programa é promover oportunidades de negócios e internacionalização para empresas brasileiras, recorrendo a todos os tipos possíveis de instrumentos de apoio – crédito, capital de risco e dinheiro não reembolsável.
Para colocar em prática 12 projetos, que incluem a criação do Vital Point, a Finep disponibilizou R$ 3,4 milhões e fechou uma parceria com a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), de Santa Catarina, que coordena uma rede de instituições encarregadas pelo desenvolvimento: Instituto Sapientia, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Instituto Gênesis, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Universidade Mackenzie, CPqD e o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R.).
Apresentado ao público internacional durante a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, o quiosque deverá ser instalado a partir de 2013 em praças públicas de grandes cidades brasileiras. Outra iniciativa, que também conta com o apoio do Instituto Sapientia, é o Botanica Mundi, uma rede unificada entre Jardins Botânicos, Parques Tecnológicos e Unidades de Conservação da Natureza. O objetivo é promover os Jardins Botânicos, estimular o ecoturismo no País e atrair patrocinadores para projetos de sustentabilidade e biodiversidade.
Fontes:



