Portal do Governo Brasileiro

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Página Inicial > Sobre > Ciência e tecnologia > Unidades de pesquisa > Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica (Ceitec)

Unidades de pesquisa

Relacionados
Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica (Ceitec)
Divulgação Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica (Ceitec) Ampliar

Criada em 2008, o Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica (Ceitec) é uma empresa pública federal ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com fins lucrativos, responsável por desenvolver o setor de semicondutores (chips) no País. Trata-se da primeira fábrica de chips da América Latina.

Localizada no Rio Grande do Sul, a fábrica do Ceitec S.A. concentra-se principalmente na concepção e produção de chips de identificação por radiofrequência (RFID), além de outros equipamentos para setores de comunicação sem fio de multímidia digital.

Com capacidade de produzir até 100 milhões de chips por ano, a empresa já desenvolveu equipamentos para tablets, monitoramento de bolsas de derivados sanguíneos (uma espécie de identidade que unifica todos os dados pertinentes a bolsas de sangue) e o modulador de TV Digital (chip que permite a captação das transmissões digitais de TV)

O carro-chefe da empresa é o chip do boi, usado para rastrear rebanhos, o primeiro a ser produzido no País e comercializado em larga escala. Além desse componente utilizado na pecuária, a Ceitec produz o Chip para Carro. Ele contém todos os dados do veículo: números de chassi e Renavam, situação tributária, existência de multas etc.

Outros chips em produção ainda são o Argentum, para monitoramento de temperatura de cargas perecíveis, e os de identificação eletrônica do passaporte e do Registro de Identidade Civil (RIC).

Segundo Reinaldo de Bernardi, responsável pelo desenvolvimento de produtos e negócios do Ceitec, a ideia é que a produção seja 100% nacional. “Poderemos atender não apenas a demanda interna, mas também países da America Latina, Europa e todo o exterior", explica.

Além da fábrica, a empresa conta com um Design Center, área de pesquisa e desenvolvimento onde são projetados os circuitos integrados e feito os protótipos usados em testes dos futuros chips. Além dos 160 funcionários, o Ceitec conta com parcerias com empresas e fornecedores nacionais e internacionais para aprimorar as produções.

Para os próximos anos, a empresa deve receber cerca de R$ 90 milhões/ano em investimentos federais. A meta do governo federal é aumentar a participação da indústria eletrônica no Produto Interno Bruto (PIB), que atualmente é inferior a 2%. Em países desenvolvidos, esta fatia é de 12%, em média.

Fonte:
Ceitec S.A

  • Delicious
  • Google
  • Twitter
  • Facebook
  • Myspace
  • Microsoft
  • Yahoo
  • Digg
  • Technorati
Enviar para um amigo

© 2010 Portal Brasil - Desenvolvido em Software Livre

Imagem de fundo: Arte sobre foto de Geraldo Falcão/Petrobras Hospedado no Serpro