Unidades de pesquisa
Relacionados
- Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs)
- Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF)
- Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica (Ceitec)
- Centro de Tecnologia Mineral (Cetem)
- Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene)
- Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI)
- Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM)
- Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
- Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa)
- Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa)
- Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)
- Instituto Nacional do Semiárido (Insa)
- Instituto Nacional de Tecnologia (INT)
- Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA)
- Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC)
- Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS)
- Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)
- Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)
- Observatório Nacional
- Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)
- Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Centro de Tecnologia Mineral (Cetem)
Criado em 1978, o Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) dedica-se à pesquisa de inovação para beneficiamento de áreas relacionadas a recursos minerais. Localizado no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Ilha da Cidade Universitária, o centro possui 15 laboratórios, três usinas-piloto onde já foram desenvolvidos mais de 750 projetos tecnológicos para atender às empresas que atuam nos setores mínero-metalúrgico, de química e de materiais.
Atualmente, investe em cinco grandes programas e projetos em áreas variadas de atuação. Nomeado de Recursos Minerais e Sociedade, este investiga se as grandes minerações geram ou não benefícios sustentáveis para as comunidades próximas às minas. O Estrada Real resgata o conhecimento histórico e cultural por trás das antigas rotas de minérios traçadas rumo ao interior do País.
O projeto Agrominerais dá suporte tecnológico para empresas interessadas na produção de biocombustíveis líquidos. Já o Aquarios faz, desde 2006, diagnósticos dos sistemas aquáticos dos rios Xingu e Tapajós, levantando informações sobre geologia, vegetação, qualidade das águas, fauna, entre outros assuntos. E, por fim, o Programa Materiais de Referência Certificados que há mais de 20 anos analisa amostras de minérios para definição de composição química, usados pelas empresas de mineração no Brasil.
O centro mantém, ainda, representação em entidades internacionais, como: Iatafi (International Association of Technology Assessment and Forecasting Institutions), Mercosul (Câmara de Mineração) e Natural Resources Forum (ONU) e Impc (Comitê do Internacional Mineral Processing Congress), bem como coordena o Subprograma Tecnologia Mineral do Cyted (Programa Iberoamericano de Ciencia y Tecnología para el Desarrollo) e sedia o Imaac/Unido (International Materials Assessment and Application Centre/ United Nations Industrial Development Organization).
Fonte:
Cetem



