Unidades de pesquisa
Relacionados
- Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs)
- Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF)
- Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica (Ceitec)
- Centro de Tecnologia Mineral (Cetem)
- Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene)
- Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI)
- Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM)
- Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
- Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa)
- Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa)
- Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)
- Instituto Nacional do Semiárido (Insa)
- Instituto Nacional de Tecnologia (INT)
- Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA)
- Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC)
- Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS)
- Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)
- Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)
- Observatório Nacional
- Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)
- Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa)
O Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) é um dos principais centros de pesquisa do mundo na área, seja na formação de pesquisadores, doutores, professores e na realização de pesquisas em ciências matemáticas. Por ser um centro de excelência, o instituto é bastante procurado por alunos estrangeiros. O critério de seleção é tão rigoroso que, em algumas situações, algumas vagas não são preenchidas.
O Impa é reconhecido internacionalmente pela grande produção científica de qualidade, com a maior média anual de artigos publicados (2,03) para cada pesquisador, número superior ao de universidades como a norte-americana Harvard e a britânica Imperial College London, de acordo com a American Mathematical Society.
Além disso, o Impa é uma das instituições cujos artigos estão entre os mais citados em publicações internacionais desse tipo.
A instituição brasileira também é considerada centro de excelência no pós-doutorado, segundo a Third World Academy of Sciences (TWAS), organização composta por 480 cientistas associados de 62 países do Sul e 13 de países do Norte.
O reconhecimento do Impa é reforçado pela conquista de diversos prêmios nacionais (como o Prêmio Nacional de Ciência e Tecnologia Almirante Álvaro Alberto) e internacionais (como o Prêmio Interamericano de Ciência Bernardo Houssay) nos últimos anos.
Entre os projetos mais recentes estão aplicações matemáticas por meio de novas tecnologias e softwares inovadores. Um deles é o BluesMachine, em que o usuário toca uma guitarra virtualmente, pelo toque numa tela composta por notas de blues. A ferramenta está disponível para o público no formato de aplicativo para smartphones.
Em outro projeto, uma equipe do Impa bateu recorde ao produzir, em 2010, a maior fotografia do mundo, com 163 bilhões de pixels. Se pudesse ser impressa, a imagem teria a altura de um prédio.
O Impa foca ainda em cursos de reciclagem de professores, apoio à Olimpíadas Brasileira de Matemática e a participação do Brasil em competições internacionais e em publicações próprias de material didático, utilizado por uma série de universidades como referência bibliográfica para cursos de graduação e pós-graduação.
Fontes:
Ministério de Ciência e Tecnologia
American Mathematical Society (conteúdo em inglês)
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa)



