Portal do Governo Brasileiro

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Página Inicial > Sobre > Ciência e tecnologia > Unidades de pesquisa > Instituto Nacional de Tecnologia (INT)

Unidades de pesquisa

Relacionados
Instituto Nacional de Tecnologia (INT)
Divulgação Instituto Nacional de Tecnologia (INT) Ampliar

O Instituto Nacional de Tecnologia (INT) tem a inovação em seu DNA. Desde 1921, quando foi criado como Estação Experimental de Combustíveis e Minérios (EECM), esta unidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação tem colocado a pesquisa tecnológica a serviço do desenvolvimento do País transformando conhecimento em produtos, processos ou metodologia.

O que é criado nos laboratórios do INT tem aplicação direta ou indireta em diferentes setores da economia. Desde o pão comprado em uma padaria até o processo de exploração, transporte e refino do petróleo, passando pelos testes de qualidades de preservativos, luvas cirúrgicas ou capacetes.

O tema energia sempre esteve presente na história da INT. Em 1925, por exemplo, foi desenvolvido o primeiro carro a álcool do país. Em 1934, técnicos do INT confirmaram a presença de petróleo no Brasil. O instituto teve participação no Proálcool, o programa brasileiro de substituição do combustível fóssil por álcool criado em 1975. Hoje em dia, o instituto não só realiza pesquisa de biocombustíveis a partir de matérias primas residuais (também conhecido como de segunda geração) como também está presente em toda a cadeia do petróleo e do gás.

Na área da saúde, o INT trabalha em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Saúde no desenvolvimento de partículas biodegradáveis que auxiliem na cura da tuberculose. Além disso, é o instituto quem faz a certificação de preservativo e luvas cirúrgicas.

Um projeto realizado pelo designer brasileiro Jorge Lopes, pesquisador do INT, permite que médicos e pais tenham um contato mais real com o feto que está se desenvolvendo no útero da mãe. As imagens dos exames médicos são transformadas em protótipos em tamanho real e possibilitam não só o primeiro contato entre pais e filho como também a análise de possível má formação no futuro recém nascido.

Atualmente, a competência técnica do INT abrange as áreas de Catálise e Processos Químicos, Corrosão e Degradação, Desenho Industrial, Energia, Engenharia de Avaliação, Gestão da Produção, Informação e Prospecção Tecnológicas, Processamento e Caracterização de Materiais e Química Analítica. Os laboratórios do instituto são referências nacionais e possibilitam a interação de diversas áreas de conhecimento a favor da ciência. 

Fonte:

INT

 

  • Delicious
  • Google
  • Twitter
  • Facebook
  • Myspace
  • Microsoft
  • Yahoo
  • Digg
  • Technorati
Enviar para um amigo

© 2010 Portal Brasil - Desenvolvido em Software Livre

Imagem de fundo: Arte sobre foto de Geraldo Falcão/Petrobras Hospedado no Serpro