Portal do Governo Brasileiro

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Página Inicial > Sobre > Cultura > Fotografia > Evandro Teixeira (1945)

Fotografia

Relacionados
Evandro Teixeira (1945)

Nascido em Santa Inês, na Bahia, em 1945, Evandro Teixeira Almeida é um dos mais versáteis e profícuos fotojornalistas do País. Durante seus quase 50 anos de carreira, ele cobriu dois golpes militares (no Brasil, em 1964, e no Chile, em 1973), várias Copas do Mundo, desfiles de Carnaval e de moda. Também participou de exposições em vários países.

As célebres fotos de Jean Manzon e José Medeiros na revista O Cruzeiro, uma das mais conhecidas publicações do jornalismo brasileiro nos anos 1950, despertaram uma grande paixão pelas artes fotográficas.

Ainda na Bahia, Evandro aprendeu os primeiros passos da profissão com o fotógrafo Nestor Rocha, tio do cineasta Glauber Rocha. Pouco depois foi estudar em Salvador, fez estágio no Diário de Notícias. Em 1957, chegou ao Rio de Janeiro com a indicação de um amigo para procurar estágio no Diário da Noite, onde ficou encarregado de registrar casamentos.

Teixeira teve passagens pelo Diário da Noite, O Jornal e pela revista Mundo Ilustrado. Em 1972, vai para Jornal do Brasil, num momento em que o diário carioca se destacava dos demais por ter em seus quadros os nomes mais importantes do jornalismo e pela valorização da fotografia.

Entre suas coberturas mais memoráveis estão a chegada do general Castello Branco ao forte Copacabana durante o golpe militar de 1964, a repressão ao movimento estudantil no Rio de Janeiro, em 1968, e a queda do governo Salvador Allende, em Santiago, no Chile, em 1973, além de várias Olimpíadas e Copas do Mundo. Em 1991, Teixeira reuniu suas principais fotos de esporte na mostra itinerante Seul & Cia.

Uma de suas fotos mais emblemáticas é a da Passeata dos 100 Mil, manifestação contra a ditadura no centro do Rio de Janeiro em 26 de junho de 1968. Em 1982 ela foi republicada e deu origem ao projeto 68: destinos, ainda em curso, que pretende resgatar a história política do País nos últimos 40 anos ao contar, a partir de um minucioso trabalho de pesquisa e identificação, como vivem atualmente 68 pessoas que participaram da passeata — 55 delas já deram seus depoimentos.

É também autor dos livros Fotojornalismo (1983) e Canudos 100 anos (1997), entre outros. Teixeira ficou no Jornal do Brasil até o fim da versão impressa do diário, em 2010.

Fonte:
Associação Brasileira de Imprensa

  • Delicious
  • Google
  • Twitter
  • Facebook
  • Myspace
  • Microsoft
  • Yahoo
  • Digg
  • Technorati
Enviar para um amigo

© 2010 Portal Brasil - Desenvolvido em Software Livre

Imagem de fundo: Arte sobre foto de Christian Knepper/Embratur Hospedado no Serpro