Portal do Governo Brasileiro

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Página Inicial > Sobre > Cultura > Fotografia > Miguel Chikaoka (1950)

Fotografia

Relacionados
Miguel Chikaoka (1950)

Miguel Chikaoka nasceu em Registro (SP), em 1950. Fotojornalista conhecido por seus registros da Amazônia, é um dos principais articuladores e profissionais de fotografia da Região Norte, além de atuante professor e pesquisador de novas possibilidades em fotografia.

Formou-se em engenharia elétrica na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 1976. No ano seguinte, mudou-se para a cidade francesa de Nancy, onde frequentou a École Supérieure de Mécanique et Électricité, mas abandonou o curso antes de seu término.  Na França, Chikaoka teve os primeiros contatos com a fotografia. Lá, fez seus experimentos iniciais na área.

Em 1980, um ano após voltar ao Brasil, estabeleceu-se em Belém, no Pará, onde passou a registrar os movimentos políticos e culturais da região. Produziu reportagens e documentários e publicações como os jornais Movimento e Resistência, da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos.

Nos anos 1990, fez parte do corpo editorial da revista Cuíra, da Universidade Popular de Belém, e fotografou para a Gibi, publicação da Agência Emaús. Realizou um documentário sobre a realidade da criança e do Adolescente no Interior da Amazônia, em parceria com o Movimento Nacional de Meninos e Meninos de Rua e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Chikaoka é também conhecido por ser idealizador de projetos de fomento à fotografia. Em 1984, deu início ao FotoAtiva, programa realizado com o apoio da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) do Pará a Fundação Nacional de Artes (Funarte) que visava incentivar o ensino, a pesquisa e a difusão da atividade fotográfica no norte do País.

Com o trabalho do fotógrafo à frente do projeto, Belém tornou-se um importante polo da fotografia brasileira contemporânea. Em 2000, o projeto tornou-se uma associação e permanece em atividade.

Atualmente Miguel Chikaoka dirige a Agência Kamara Kó (“os amigos”, em língua tupi), da qual é sócio-fundador e executa reportagens e documentários de cunho ambiental. É também professor e dedicado pesquisador, tendo influenciado toda uma geração de fotógrafos do Norte e do restante do País.

Fonte:
Funarte

Avalie este conteúdo:
Não há avaliações
  • Delicious
  • Google
  • Twitter
  • Facebook
  • Myspace
  • Microsoft
  • Yahoo
  • Digg
  • Technorati
Enviar para um amigo

© 2010 Portal Brasil - Desenvolvido em Software Livre

Imagem de fundo: Arte sobre foto de Christian Knepper/Embratur Hospedado no Serpro