Portal do Governo Brasileiro

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Página Inicial > Sobre > Cultura > Fotografia > Thomaz Farkas (1924-2011)

Fotografia

Relacionados
Thomaz Farkas (1924-2011)

Thomaz Jorge Farkas nasceu em Budapeste, na Hungria, em 1924. Além de grande fotógrafo de estilo modernista, foi um dedicado produtor que tornou possíveis ideias de vários cineastas promissores, além de empresário, editor e professor. Mudou-se com a família para o Brasil em 1930, em São Paulo, onde seu pai tornou-se sócio-fundador da Fotoptica, uma das primeiras lojas de equipamentos fotográficos do Brasil.

Ainda na infância, ganhou sua primeira câmera do pai. Na mesma época, conheceu os trabalhos de Edward Weston e Anselm Adams, grandes expoentes da fotografia moderna norte-americana, por meio de livros e revistas importados. Esse interesse o levou, pouco tempo depois, a se associar ao Foto Cine Clube Bandeirante (FCCB), em 1942, uma das mais importantes agremiações culturais na São Paulo quarentista.

Nesta década, retratou competições esportivas, apresentações de companhias de balé, paisagens e cenas do cotidiano paulistano e carioca. Como outros fotógrafos dessa geração, Farkas tinha como cenário preferido as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, as arquiteturas, cenas e personagens essencialmente urbanos, que produziriam imagens de grande beleza, influenciadas pelo surrealismo que fervilhava na Europa.

Paralelamente à sua carreira de fotógrafo, Farkas, no final dos anos 1940, começou a se interessar por cinema e a fazer alguns experimentos na área. De tal interesse veio o contato com o documentarista holandês Joris Ivens, com quem trocou extensa correspondência, e várias visitas aos estúdios da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, em São Bernardo do Campo (SP).

Em 1953, graduou-se em engenharia mecânica e elétrica na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Entre 1957 e 1960, realizou seus trabalhos de vertente mais fotojornalística, documentando a construção e a inauguração de Brasília. As fotos dessa cobertura compõem um dos seus mais conhecidos e elogiados trabalhos. Com a morte do pai em 1960, Farkas assumiu a direção da Fotoptica, cargo que ocupou até 1997.

Nos anos 1960, a atuação cinematográfica de Thomaz Farkas fez-se mais intensa. Entre 1964 e 1972, o projeto conhecido como Caravana Farkas reuniu cineastas como Geraldo Sarno, Eduardo Escorel, Paulo Gil Soares, Maurice Capovilla e Affonso Beato para realizar documentários sobre a cultura popular no interior do Brasil.

Nesse período, Farkas atuou como produtor, patrocinador e, também, como diretor e diretor de fotografia. Premiados em festivais no Brasil e no exterior, esses filmes são até hoje referência para a produção de documentários no País.
Além da fotografia e do cinema, outra habilidade de Farkas era o ensino. Em 1969, começou a lecionar fotografia nos Departamentos de Cinema e Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Como empresário, lançou a revista Fotoptica em 1970, que trazia ensaios de fotógrafos brasileiros e internacionais em ação na época, projeto que daria origem, nove anos depois, à Galeria Fotoptica, pioneira na divulgação e comercialização de fotografia no País.

Farkas lançou o livro Thomaz Farkas, Fotógrafo (Instituto Moreira Salles) em 1997. Ao mesmo tempo, realizou exposição homônima no Museu de Arte de São Paulo (MASP), com trabalhos realizados anos 1940 e 1950.

Em 2005, a Pinacoteca do Estado de São Paulo (Pesp) mostrou, pela primeira vez, imagens coloridas feitas nas décadas de 1960 e 1970 na exposição Brasil e Brasileiros no Olhar de Thomaz Farkas. No ano seguinte, parte desse material foi publicado no livro Thomaz Farkas, Notas de Viagem.

É no Instituto Moreira Salles, em São Paulo, que se encontra a maior parte da obra do artista (cerca de 34 mil imagens). Desde os anos 1950, sete imagens de sua autoria integram a coleção do Museum of Modern Art (MoMA), de Nova York.

Thomaz Farkas morreu em maio de 2011, aos 86 anos, de falência múltipla dos órgãos.

Fonte:
MAC USP 

Avalie este conteúdo:
Não há avaliações
  • Delicious
  • Google
  • Twitter
  • Facebook
  • Myspace
  • Microsoft
  • Yahoo
  • Digg
  • Technorati
Enviar para um amigo

© 2010 Portal Brasil - Desenvolvido em Software Livre

Imagem de fundo: Arte sobre foto de Christian Knepper/Embratur Hospedado no Serpro