Iniciativas
Relacionados
PAC Cidades Históricas
Cidades históricas, assim como seus monumentos e prédios públicos, serão revitalizadas e recuperadas com o Programa de Aceleração do Crescimento voltado para essa área, mais conhecido como PAC Cidades Históricas e lançado em outubro de 2009.
O programa foi criado para associar a preservação do patrimônio histórico ao desenvolvimento sustentável e à melhoria da qualidade de vida da população. O investimento também vai permitir que o visitante conheça ainda mais a riqueza histórica e as tradições do destino escolhido.
As cidades históricas contempladas poderão receber obras de requalificação e infraestrutura urbana e de recuperação de monumentos e imóveis públicos. Também estão previstas ações de divulgação, nacional e internacionalmente, de sítios históricos, espaços públicos, monumentos e símbolos socioculturais do país, além de cursos de especialização para guias de turismo e da criação de uma página na internet bilíngue sobre as cidades.
Até 2012, devem ser beneficiadas 173 cidades e o investimento total deve ser de R$ 890 milhões. As 26 capitais brasileiras e o Distrito Federal já fazem parte da lista (12 delas serão sede da Copa do Mundo de 2014). A primeira fase do PAC Cidades Históricas começa ainda em 2009, com um investimento previsto de R$ 140 milhões em 32 municípios.
O Pelourinho (BA) ganhará a construção de um palco articulado; o bairro do Recife Antigo (PE) terá sua fiação aérea embutida; e o Morro da Conceição (RJ) será reurbanizado. E esses são só alguns exemplos do que será feito logo no início do programa. Em seguida, novos recursos serão destinados a outras localidades.
Fonte:
Ministério da Cultura



