Música
Relacionados
Incentivo
O brasileiro é um povo extremamente musical. Suas raízes africanas se solidificaram em vários ritmos que se espalham por todo o nosso imenso território. Para organizar e dar vazão a esse talento, o Brasil investe em vários projetos de cunho social e artístico. E esse esforço recebe apoio de empresas e organizações que apostam no potencial artístico do nosso povo.
A Fundação Nacional de Artes (Funarte), do Ministério da Cultura, por meio do Centro de Música (Cemus), administra as coordenações das áreas de música erudita, música popular e bandas, além de espaços culturais dedicados ao segmento.
O Projeto Bandas, organizado pela Funarte, cadastra bandas, mediante informações por elas enviadas, realiza doação de instrumentos musicais de sopro, e promove o aperfeiçoamento prático e teórico de mestres e instrumentistas, por meio de cursos realizados em todo o país. Essa ação é desenvolvida em parceria com instituições culturais estaduais, municipais e privadas de todo o país. Essa iniciativa tem frutificado e, trazendo como resultado, o aparecimento de talentos juvenis em todos os municípios brasileiros.
Em 2009, a Funarte apresentou a XVIII Bienal de Música Brasileira Contemporânea. A Bienal, a mais importante mostra brasileira de música erudita, proporcionou ao publico 110 novas composições, em sua maioria inéditas.
Fontes:
Funarte
Ministério da Cultura



