Energia
Interligação Manaus-Boa Vista
São diversos os benefícios da interligação da cidade de Boa Vista, em Roraima, ao Sistema Interligado Nacional (SIN):
• A redução da Conta de Consumo de Combustíveis (paga pelas empresas concessionárias de distribuição e de transmissão de energia elétrica) pela redução da geração térmica;
• Redução na importação de energia elétrica da Venezuela;
• Possibilidade de exportação de energia elétrica para a Venezuela;
• Possibilidade de escoamento de aproximadamente 700 MW provenientes de usinas geradoras já inventariadas e com possibilidade de conexão nas Subestações Boa Vista e Equador.
• Possibilidade de atendimento futuro das comunidades na região da divisa dos estados do Amazonas e Roraima por meio da instalação de transformadores na Subestação Equador.
O leilão foi realizado em setembro de 2011, tendo como vencedor do lote A (interligação Manaus-Boa Vista) o Consórcio Boa Vista, composto pelas empresas Eletronorte (49%) e Alupar Investimento S.A. (51%). Para esse lote, o Consórcio Boa Vista ofereceu o lance de R$ 121 milhões.
As linhas de transmissão e subestações que compõem a interligação Manaus- Boa Vista terão extensão aproximada de 715 km. A previsão de entrada em operação comercial do empreendimento é de 36 meses após a assinatura do contrato que deverá acontecer no primeiro semestre de 2012.
A estimativa de investimentos para o empreendimento é da ordem de R$ 1,2 bilhão e há a expectativa de gerar 3.230 empregos diretos com a construção da obra.


