Imposto de Renda 2013
Relacionados
- O que é o IR
- IR: quem deve declarar
- Etapas da declaração
- Passo a passo para declaração
- Declaração completa e simplificada
- Simulador IRPF 2013
- Calendário IR 2013
- Novidades para 2013
- Declaração do IR na era digital
- Receita está de olho
- Despesas dedutíveis
- Glossário
- Dúvidas sobre o IR
- Não caia na malha fina
- Mensagem sobre restituição via celular
- Declaração para não residentes
- Isenção por doenças graves
Etapas da declaração
No site da Receita Federal é possível encontrar informações sobre a declaração, pagamento de quotas e recebimento de restituição e tutoriais com explicações sobre o passo a passo sobre todo o processo da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2013.
O tutorial tem o formato de uma linha do tempo com a trajetória que o contribuinte precisa seguir para fazer a sua declaração do IRPF.
A linha é dividida em quatro etapas: declaração, pagamento, processamento e restituição.
As duas primeiras - o envio de dados à Receita e pagamento de valores devidos - são responsabilidade dos contribuintes. Já as fases seguintes envolvem processamento de dados e pagamento da restituição.
Veja abaixo o passo a passo da declaração:
Tablets e smatphones
A Receita Federal informa que o programa para preenchimento da declaração do IR 2013 não poderá ser baixado em tablets e smartphones.
A justificativa é de que existem diferenças tecnológicas entre esses aparelhos, o que exigiria vários ajustes no software da declaração. Entretanto, estes ajustes não estão descartados para os próximos anos e o Fisco estuda a possibilidade de criar um aplicativo específico para os dispositivos.
O aplicativo Pessoa Física da Receita Federal (disponível para aparelhos com sistema operacional Android e iOS) permite fazer consulta sobre a restituição do Imposto de Renda e situação cadastral do CPF do contribuinte.
Desde 2013, também é possível gerar e imprimir o Darf para o pagamento de cotas de Imposto de Renda devido a partir de 2006 e realizar o cálculo mensal e anual do tributo.
Para fazer uso do aplicativo, acesse o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e faça o cadastramento prévio do aparelho.
Fonte:
Receita Federal


