Portal do Governo Brasileiro

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Investimentos

Relacionados
Ouro

Um dos metais preciosos mais antigos do mundo, o ouro tem a cotação calculada com base na variação do dólar. Há várias formas de aplicar em ouro.

A compra e a venda de ouro em barras podem ser feitas no chamado mercado de balcão, por meio de agências das instituições financeiras especializadas (bancos, corretoras, distribuidoras), nas fundadoras ou nas empresas de mineração. Nessas instituições é possível adquirir pequenas quantidades (a partir de 1g).

Esse tipo de operação, na maioria das vezes, é realizada por telefone. Ao concretizar a liquidação do pagamento, via boleto bancário, o comprador terá duas opções: deixar o ouro custodiado em uma instituição bancária credenciada de sua escolha ou levar consigo a quantidade adquirida.

Outra forma de comprar o ouro físico é por meio da BM&FBovespa, cuja aplicação mínima é em lotes de 250 gramas, pagando uma taxa para a corretora, que negocia o ouro no mercado financeiro.

Qualquer que seja o caso, ao optar por deixar o ouro no banco, o investidor recebe apenas um certificado de custódia. Isso garante liquidez, segurança e facilidade nas negociações futuras

Já quem decide levar consigo o ouro adquirido terá um maior custo ao revender, além do risco de guardar o metal em casa. Isso porque cada vez que o ouro retorna para custódia, deve passar por uma fundidora credenciada pela Bolsa para apuração do seu teor de pureza e confecção do lingote-padrão.

Há também os fundos de capital protegido, o mercado informal e a aplicação em joias. Nos fundos de capital protegido, que cobram taxa de administração, o banco paga ao investidor a variação do ouro. Nesta aplicação, o investidor não corre o risco de perder parte do principal se a cotação cair, mas também não recebe toda a valorização do ouro.

No mercado informal, a compra e a venda do ouro são feitas em locais não autorizados pelo Banco Central. O risco é grande, já que não se pode garantir a origem do ouro, se passou pelo processo de purificação ou se possui certificado de autenticidade. A compra de joias também é uma opção, desde que tenham garantia de procedência.

A cotação do ouro varia de acordo com o dólar norte-americano e é definida pela oferta e demanda do metal. O ouro é aceito no mundo inteiro e a sua liquidez é alta. Para as aplicações iguais ou menores a R$ 20 mil, não há incidência do Imposto de Renda. Acima deste valor, a alíquota é de 15%.

De acordo com Leonardo Loyola Reis, Gerente Executivo da área de Pesquisa e Distribuição da Diretoria de Mercado de Capitais e Investimentos do Banco do Brasil, o ouro é percebido no mercado financeiro como um investimento seguro, por se tratar de um bem físico.

Em momentos de incerteza econômica, financeira ou política, os investidores costumam buscar refúgio em aplicações em ouro. “Por isso é comum observar o aumento da cotação do metal na Bolsa de Valores em momentos de crise”, completa o executivo.

Leia também:
Conheça algumas curiosidades sobre pepitas de ouro
Saiba quais são os maiores garimpos de ouro no Brasil

Fontes:
Banco Central
Banco do Brasil

Avalie este conteúdo:
  • Delicious
  • Google
  • Twitter
  • Facebook
  • Myspace
  • Microsoft
  • Yahoo
  • Digg
  • Technorati
Enviar para um amigo

© 2010 Portal Brasil - Desenvolvido em Software Livre

Imagem de fundo: Arte sobre foto de Embrapa Hospedado no Serpro