Acesso à universidade
Relacionados
Processo seletivo
O vestibular, que é utilizado há quase um século por todas as universidades brasileiras para receber novos alunos, acaba de sofrer mudanças em sua estrutura. Em 2009, o Ministério da Educação (MEC) mudou o formato do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que passa a ter maior peso no processo seletivo das universidades.
As universidades podem optar por quatro formas de utilização do Enem em seus processos seletivos: como fase única, como primeira fase, como fase única para as vagas remanescentes após o vestibular ou combinado ao atual vestibular da instituição.
No processo seletivo realizado no primeiro semestre de 2011 pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), 83 instituições de ensino superior (IES) disponibilizaram mais de 83 mil vagas aos candidatos. No mesmo período em 2010 (o primeiro ano em que o sistema informatizado foi implantado) participaram 51 instituições com 47.913 vagas.
Participaram do processo do primeiro semestre de 2011 (haverá outro destinado a segunda metade do ano) 39 universidades federais, 38 institutos federais, cinco universidades estaduais e a Escola Nacional de Ciências Estatísticas.
O Sisu disponibiliza vagas de IES públicas e tem como único critério de seleção as notas obtidas no Enem. Nos três processos já realizados, 2.106.035 candidatos se inscreveram para concorrer a 147.611 vagas nas instituições espalhadas por todo o País.
Fontes:
Ministério da Educação
Inep


