Educação para estrangeiros
Relacionados
Promisaes
Com o objetivo de fomentar a cooperação técnico-científica e cultural entre o Brasil e os países com os quais mantém acordos nas áreas de educação e cultura, o Ministério da Educação (MEC) mantêm o Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes). O Promisaes oferece apoio financeiro a alunos estrangeiros participantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) regularmente matriculada em cursos de graduação em instituições federais de educação superior.
- Atualmente, quase 600 estudantes estrangeiros de graduação recebem mensalmente a ajuda financeira do Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes)
Atualmente, cerca de 600 estudantes de graduação em instituições federais recebem a ajuda financeira do projeto, no valor de um salário mínimo mensal. A maioria dos alunos atendidos vem de países africanos como Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.
A admissão pelo Promisaes está condicionada ao desempenho acadêmico do aluno estrangeiro. Além disso, a partir do momento em que for admitido pelo projeto, ele não pode exercer nenhuma atividade remunerada, nem receber auxílio financeiro de outros órgãos governamentais brasileiros.
Para participar do programa, o interessado deve preencher um formulário e entregá-lo ao responsável de sua universidade. Após uma pré-seleção, esse formulário é encaminhado à Secretaria de Educação Superior, do Ministério da Educação (Sesu/MEC), junto com outros documentos, como histórico escolar e carta do estudante justificando a necessidade de apoio financeiro.
Fontes:
Promisaes
Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G)


