Administração e Negócios
O curso prepara os profissionais para atuarem em diversos setores de uma empresa, entre eles contabilidade, finanças, logística, marketing e recursos humanos. Eles realizam atividades administrativas, como elaboração e arquivamento de documentos, levantamento de dados financeiros, análise de estudos de mercado e controle de estoques
Técnico em Administração
O curso prepara os profissionais para atuarem em diversos setores de uma empresa, entre eles contabilidade, finanças, logística, marketing e recursos humanos. Eles realizam atividades administrativas, como elaboração e arquivamento de documentos, levantamento de dados financeiros, análise de estudos de mercado e controle de estoques.
Colaboram também para a gestão dos negócios, desenvolvendo processos nessas áreas, ações fundamentais para o planejamento estratégico, a produtividade e a competitividade da organização.
Durante o curso, o aluno estuda contabilidade, elementos de economia e finanças, estatística básica, matemática aplicada à gestão de negócios, relações humanas, rotinas administrativas, comunicação empresarial, gestão de pessoas, administração de marketing e fundamentos de logística, entre outras disciplinas. Como o mercado de trabalho é amplo, o técnico em Administração pode atuar em empresas de vários setores, como comércio e serviços, indústria, agronegócio e área hospitalar.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
Técnico em Contabilidade
O principal foco da profissão é organizar, registrar e calcular a movimentação financeira de uma empresa. Para isso, o curso técnico abrange o conhecimento de legislação jurídica, fiscal e trabalhista, conceitos de contabilidade, matemática financeira, operação de registros e controles e psicologia empresarial.
A partir desses conhecimentos, o técnico em Contabilidade pode controlar o patrimônio da organização, verificar e seguir a legislação, elaborar livros e registros de contabilidade, analisar orçamentos, preparar demonstrativos financeiros, regularizar empresas, entre outras funções. Ele pode atuar em bancos, comércio, indústria e serviços, empresas de contabilidade e como autônomo.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul de Minas Gerais
Técnico em Gestão de Pessoas
Esse profissional é responsável por orientar, capacitar e valorizar os empregados de uma empresa, mostrando a eles como desempenhar cada vez melhor suas atividades para crescer na carreira e também como se relacionar melhor com os colegas no ambiente de trabalho. Seu principal objetivo é desenvolver o talento das pessoas que formam os recursos humanos de uma organização.
No curso, ele aprende a definir e a fortalecer a política de recursos humanos, identificar necessidades de treinamento, criar ações para melhorar o clima entre os empregados, elaborar estratégias de recompensa e promoção e desenvolver iniciativas de saúde e segurança do trabalho. Com essa formação é possível atuar em organizações de qualquer segmento.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)
Serviço Social do Transporte (Senat)
Técnico em Finanças e Custos
No curso, o aluno aprende a entender a relação entre as áreas de finanças e custos e o sistema de contabilidade de uma empresa. A partir dessa análise, ele colabora para a tomada de decisões importantes para a estratégia de planejamento e crescimento da organização. O mercado de trabalho é variado e compreende negócios próprios e empresas de setores como indústria, finanças, comércio e serviços.
Quando formado, o profissional é capaz de coletar e organizar informações sobre o mercado, precificar produtos e serviços, executar fluxo de caixa, calcular taxas de juros, projetar lucros e pagamentos, administrar transações como contas a pagar e a receber e analisar documentos contábeis e financeiros.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)
Serviço Social da Indústria (Sesi)
Técnico em Logística
Uma das principais funções desse profissional é planejar, gerir e executar as operações logísticas ¬- armazenagem, fornecimento, estoque, transporte e distribuição de materiais, produtos e serviços. Ele também é responsável pelo atendimento ao cliente e por implantar normas de higiene e segurança do trabalho e pode trabalhar em indústrias, empresas de prestação de serviços e comércio.
No curso, aprende a elaborar sistemas de logística, buscar soluções para enviar, receber e guardar mercadorias, resolver problemas de administração e usar conceitos de contabilidade e informática. Para isso, estuda disciplinas como matemática aplicada, tecnologia da informação e comunicação, planejamento e controle dos processos logísticos, programação e controle de suprimentos, produção e distribuição.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)
Técnico em Recursos Humanos
O curso aborda temas como comunicação empresarial, relações humanas, legislação trabalhista e previdenciária, treinamento e desenvolvimento, remuneração e benefícios e rotinas de pessoal.
A partir desses conhecimentos, o técnico pode realizar atividades como integração entre as equipes, recrutamento, seleção e treinamento de funcionários, gestão de cargos e salários, esclarecimento de dúvidas sobre legislação, elaboração de pesquisa de clima organizacional e orientação sobre segurança no trabalho. Essa profissão é requisitada em empresas de todos os segmentos.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)
Técnico em Comércio
A partir de disciplinas como administração, planejamento organizacional, empreendedorismo e legislação comercial, o curso capacita os alunos para atuarem no setor de comércio de produtos e serviços, um dos que mais crescem e impulsionam a economia brasileira.
Eles podem ajudar na criação de estratégias de marketing e ações de comunicação, realizar pesquisas de mercado, colaborar para a formação de preço, armazenagem e exposição das mercadorias em pontos de venda, fazer atendimento ao público, conversar com fornecedores e pensar em planos de logística e recursos humanos.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília
Técnico em Biblioteconomia
A responsabilidade desse profissional é montar, organizar e manter bibliotecas e centros de documentação e informação. Ele atende e orienta o público, cuida do acervo, atualiza sistemas de dados, colabora para a conservação de documentos e equipamentos, atua em processos de aquisição de materiais, faz o planejamento de reuniões e eventos, identifica problemas nas obras e promove o incentivo à leitura.
Ao longo do curso, estuda diferentes conteúdos, entre eles preservação e conservação de acervos bibliográficos, literatura aplicada, probabilidade e estatística, organização de materiais e arquivos, gestão de bibliotecas, orientação ao acesso e uso da informação, técnicas de atendimento ao público e gestão empresarial.
Com relação ao mercado de trabalho, o técnico em Biblioteconomia pode atuar em escritórios de advocacia, agências de publicidade, hospitais, empresas de comunicação e bibliotecas públicas, de universidades e escolas.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Técnico em Secretariado
A grade curricular do curso envolve disciplinas como relações interpessoais, técnicas de redação, línguas portuguesa e estrangeira, informática, matemática financeira aplicada, organização de materiais e arquivos, contabilidade básica, fundamentos de ética, organização de eventos e saúde e trabalho.
Com esse conhecimento, o profissional atua em empresas como escritórios, comércio e serviços, indústria, escolas, bancos, órgãos públicos, entre outras. Ele atende e recepciona pessoas, inclusive em outros idiomas, seleciona e direciona correspondências, organiza arquivos, repassa informações para funcionários e departamentos, agenda e prepara viagens e reuniões, planeja eventos e elabora textos, planilhas de orçamento e demais documentos administrativos.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Técnico em Segurança do Trabalho
O técnico em Segurança do Trabalho, que pode atuar em fábricas, indústria, construção civil e hospitais, é responsável pela elaboração e implantação de ações de saúde e segurança no ambiente profissional.
Para isso, realiza palestras, cursos e outras iniciativas de conscientização, proteção e controle de perdas por danos aos funcionários, à propriedade e ao meio ambiente. Ele também identifica áreas em que há necessidade de utilização de sistemas de segurança, como equipamentos de proteção individual - capacetes, luvas e cintos de segurança, por exemplo, locais e situações de riscos de acidentes.
Entre as competências ministradas no curso estão legislação, psicologia, administração, informática, tecnologia, proteção e prevenção, situações de urgência e emergência e gestão em saúde e segurança no trabalho.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)
Serviço Social do Transporte (Sest)
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Técnico em Transações Imobiliárias
Legislação, linguagem e comunicação, matemática e estatística, operações imobiliárias, relações humanas, projetos da construção civil, contabilidade, marketing imobiliário e organização de negócios imobiliários são algumas das disciplinas que compõem a grade curricular desse curso.
Com essa formação, o profissional adquire visão ampla do mercado imobiliário e pode planejar, coordenar, avaliar e intermediar ações de compra, venda, locação e administração de imóveis. Ele também é capaz de prestar consultoria em processos de comercialização imobiliária e pode trabalhar em imobiliárias, incorporadoras e construtoras.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Técnico em Comércio Exterior
No curso, o profissional obtém conhecimentos como comunicação empresarial, estrutura do comércio exterior, línguas estrangeiras, legislação, organização e comportamento empresarial, cálculo aplicado, logística, marketing internacional, operações de exportação, transporte internacional, contabilidade e custos.
Em seu dia a dia, ele utiliza esse aprendizado para desempenhar atividades relacionadas a transações comerciais internacionais e pode trabalhar em empresas de importação e exportação, alfândegas, bancos, portos, aeroportos e transportadoras. Entre suas funções estão o relacionamento com instituições de comércio exterior, elaboração de documentos como cadastros e arquivos, levantamento de custos, cálculo de preços, fretes e seguros, análise de legislação e taxas da alfândega e organização do sistema de logística.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Sesc-SP
Técnico em Marketing
Entre as habilidades desenvolvidas nesse curso estão administração financeira, atendimento e vendas, comunicação empresarial, legislação, marketing de varejo, negociação com clientes e fornecedores, planejamento de marketing, marketing de produtos e organização e promoção de eventos.
Ao aprender essas disciplinas, o profissional é capaz de criar estratégias de marketing e comunicação, elaborar pesquisas de mercado, controlar os serviços de telemarketing, analisar planos de vendas e preços, planejar e organizar eventos, sempre com o objetivo de incrementar as vendas de produtos e serviços. Ele pode trabalhar em empresas de todos os setores, entre eles comércio, serviços e consultorias.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Sesc
Técnico em Relacionamento com o Cliente
O objetivo desse curso é capacitar o profissional para atender e se relacionar com os clientes de empresas de todos os segmentos.
Além de ensinar o estudante a identificar modelos de gestão, as disciplinas possibilitam ao profissional identificar cada perfil de cliente, elaborando um modelo de atendimento personalizado e eficaz. O Técnico em Relacionamento com o Cliente ainda participa do desenvolvimento de estratégias de atendimento e lida com públicos externos e internos.
Fontes:


