Comunicação
A grade curricular desse curso é composta por diferentes disciplinas, entre elas princípios de marketing, psicologia da comunicação e comportamento do consumidor, computação gráfica, planejamento de comunicação de marcas, atendimento a clientes, direção de arte, design e gestão, redação publicitária e produção gráfica, fotográfica, audiovisual e web
Técnico em Publicidade
A grade curricular desse curso é composta por diferentes disciplinas, entre elas princípios de marketing, psicologia da comunicação e comportamento do consumidor, computação gráfica, planejamento de comunicação de marcas, atendimento a clientes, direção de arte, design e gestão, redação publicitária e produção gráfica, fotográfica, audiovisual e web.
Com esses conhecimentos, o profissional planeja campanhas de comunicação, atende os clientes, cria peças publicitárias e outras ações de comunicação impressa e digital, lida com fornecedores e traça planos de mídia - decide onde e como as informações serão veiculadas. O mercado de trabalho envolve agências de publicidade, empresas de comunicação, design, internet, produtoras de televisão e marketing.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Serviço Social do Comércio (Sesc)
Técnico em Radialismo
Esse profissional atua em empresas de radiodifusão, produtoras e estúdios de áudio e vídeo e agências de notícia e tem a possibilidade de se formar nas seguintes áreas:
Apresentador de programas de televisão: apresenta programas de entrevistas, auditório, variedades e entretenimento em emissoras de televisão e produtoras de vídeo. O curso ensina técnicas de entrevista e noções de linguagem jornalística, fundamentos e técnicas de apresentação, técnicas vocais, corporais e de interpretação, maquiagem e figurino;
Locutor de noticiários de televisão: apresenta telejornais em emissoras de televisão. Ao longo do curso, aprende prática de locução para televisão, interpretação, maquiagem e fonoplastia - técnicas para utilizar a fala, como entonação e pronúncia;
Programador musical: o curso habilita o aluno para criar a programação musical de emissoras de rádio, televisão e produtoras e participar do processo de elaboração, transmissão e gravação de programas e espetáculos musicais. A grade curricular inclui história da música universal, música popular internacional e brasileira, gêneros e formatos radiofônicos, noções de teoria musical, técnicas de sonoplastia e programação musical;
Locutor: ao aprender interpretação de textos, gêneros e formatos radiofônicos, fonoplastia e práticas de locução, o profissional pode apresentar programas de diferentes formatos e interpretar notícias com leitura e pronúncia adequadas. Ele pode trabalhar em emissoras de rádio e televisão e produtoras de comerciais;
Sonoplasta: a partir de conhecimentos como noções de acústica, eletricidade e técnicas de sonoplastia e operação, o profissional pode realizar a sonorização de programas, produzir efeitos especiais e fundos sonoros para programas de rádio, televisão, cinema, espetáculos teatrais e musicais.
Diretor de Imagens: esse profissional coordena os trabalhos de som, imagem, gravação e efeitos, supervisiona e dirige a equipe operacional em emissoras de televisão e produtoras de vídeo. No curso, aprende técnicas operacionais, roteiro, produção, tecnologia e práticas de direção de televisão.
Editor de vídeo: ao lidar com técnicas de edição, tratamento e montagem de imagem e som, esse profissional pode trabalhar em produções de vídeo e televisão. Entre suas funções estão a montagem e a finalização de programas, vinhetas, telejornais e reportagens. O curso oferece disciplinas como fundamentos e técnicas de edição de imagens, linguagem visual e pós-produção.
Operador de Câmera: o curso ensina fundamentos e técnicas de captação de imagens, operação de equipamentos, linguagem visual, composição e enquadramento. Com isso, o profissional pode atuar em emissoras de televisão e produtoras de vídeo e cinema;
Iluminador: esse profissional coordena e opera equipamentos de iluminação. Ele pode trabalhar em produções de vídeos e cinema. No curso, aprende estrutura e organização de emissoras, tecnologia de radiodifusão, fundamentos e técnicas de iluminação e linguagem visual.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Serviço Social do Comércio (Sesc)
Técnico em Processos Fotográficos
O papel desse profissional é produzir, captar e tratar imagens fotográficas em diversas áreas, a exemplo de fotojornalismo, arquitetura, natureza, moda e publicidade. Ele também manipula acervos fotográficos e atua na comercialização, assistência técnica e manutenção de equipamentos.
O curso ensina disciplinas como história da fotografia, equipamentos fotográficos e de iluminação, tratamento de imagens, estúdio fotográfico e gestão. O mercado de trabalho é extenso e engloba agências, estúdios, lojas de equipamentos e serviços fotográficos, jornais, laboratórios fotográficos e empresas de assistência técnica.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Técnico em Produção de Áudio e Vídeo
Esse profissional pode atuar em emissoras de rádio e televisão, agências de publicidade e comunicação, produtoras de cinema e animação e estúdios de gravação. No curso, ele aprende conceitos como computação gráfica, criação de roteiros e cenários e transmissão, edição e finalização de som e imagem.
Entre suas funções no ambiente de trabalho estão a operação de equipamentos de áudio, vídeo e iluminação, edição e finalização de produções audiovisuais, elaboração de fichas técnicas e roteiros e realização de efeitos especiais.
Fontes:
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Serviço Social do Comércio (Sesc)
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)


