Meio-Ambiente e Urbanismo
Laudos, relatórios, estudos técnicos. O técnico em meio ambiente é o responsável pela elaboração de documentos necessários ao estudo e gestão ambiental. Entre suas funções estão a coleta e a interpretação de informações e de dados para a implementação de projetos e programas de educação, conservação e preservação dos recursos ambientais
Técnico em meio ambiente
Laudos, relatórios, estudos técnicos. O técnico em meio ambiente é o responsável pela elaboração de documentos necessários ao estudo e gestão ambiental. Entre suas funções estão a coleta e a interpretação de informações e de dados para a implementação de projetos e programas de educação, conservação e preservação dos recursos ambientais. O campo de trabalho de um profissional da área engloba instituições públicas e privadas, estações de tratamento de resíduos e unidades de conservação ambiental.
No curso ministrado geralmente em 800 horas/aula, o aluno aprende a identificar as intervenções ambientais, a analisar suas consequências e a operacionalizar a execução de ações para preservação, conservação, minimização e remediação dos seus efeitos. Para isso, estudará disciplinas como legislação e políticas ambientais, gestão e educação ambiental, ecossistemas, impactos e poluição ambientais, desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e saúde coletiva.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Serviço Social do Comércio (Sesc)
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)
Técnico em Paisagismo
O profissional da área elabora e executa projetos de paisagismo, organizando espaços e elaborando representações gráficas bi e tridimensionais. As vagas de trabalho se dividem em escritórios de design, construtoras e imobiliárias, empresas de jardinagem, produção e comercialização de plantas ornamentais e escritórios de arquitetura e paisagismo.
Para se tornar um técnico em paisagismo, o aluno estudará a composição de plantas ornamentais em jardins, as características plásticas, botânicas e ambientais das diversas plantas ornamentais, o cultivo de plantas e a representação gráfica de espaços.
O curso tem carga horária média de 800 horas/aula.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Serviço Social do Comércio (Sesc)
Técnico em design de interiores
Participa na elaboração e na execução de projetos de interiores de espaços residenciais e comerciais. Desenvolve perspectivas e desenhos de acordo com as normas técnicas, organizando o espaço e identificando os elementos básicos para a produção do projeto, tanto bidimensional quanto tridimensional, em representações gráficas.
Sua atuação se concentra em escritórios de design, escritórios de projetos de interiores, lojas de móveis e decoração, construtoras e imobiliárias.
O curso ministrado ao futuro técnico em design de interiores tem em sua grade de disciplinas história da arte e do design, técnicas de representação bi e tridimensional, desenhos e estudos volumétricos, composição visual e leitura de plantas e interpretação de projetos arquitetônicos. A duração média é de 800 horas/aula.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Serviço Social do Comércio (Sesc)


