Moda e Beleza
Estabelece uma relação direta entre o consumidor final e o produto, por meio de catálogos, desfiles e mídia. Sua profissão consiste em pesquisar as tendências de moda, de mercado e de lançamentos, para construção do estilo da marca a ser divulgada
Técnico em produção de moda
Estabelece uma relação direta entre o consumidor final e o produto, por meio de catálogos, desfiles e mídia. Sua profissão consiste em pesquisar as tendências de moda, de mercado e de lançamentos, para construção do estilo da marca a ser divulgada.
Entre suas atribuições estão a composição visual de figurinos para produção publicitária, de vitrines, de exposições e quaisquer outros tipos de apresentação pública de estilo. O técnico em produção de moda atua na indústria de confecção do vestuário, em empresas de desenvolvimento de produtos, em lojas e estúdios. Pode ainda prestar serviços como autônomo.
As aulas são ministradas em sala de aula e também em visitas técnicas a indústrias, comércios e ateliês. O aluno estudará desenho de moda, pesquisa da influência da moda na sociedade, desenvolvimento de coleções, tecnologia têxtil e marketing, com carga horária média de 800 horas.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Serviço Social do Comércio (Sesc)
Técnico em modelagem do vestuário
O setor de modelagem recebe grande investimento da indústria de moda, devido à diversidade de produtos e estilos adotados pelo mercado. O técnico em modelagem do vestuário tem a habilidade de adaptar a matéria-prima às últimas tendências, com apoio do sistema CAD (Computer Aided Design, ou desenho assistido por computador).
É ele quem desenvolve os cortes e desenhos das roupas de acordo com a anatomia humana, visando o conforto do cliente e também o melhor aproveitamento do produto. Suas tarefas são desempenhadas em indústrias têxteis, comércios e ateliês de estilistas.
Para se tornar um técnico em modelagem do vestuário, o aluno terá aulas de anatomia humana, tecnologia têxtil, desenho técnico, indústria da moda, técnicas de corte e costura e modelagem assistida por computador, entre outras disciplinas. O curso tem duração média de 24 meses.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Serviço Social do Comércio (Sesc)
Técnico em visagismo
É um consultor da imagem pessoal. Está apto a orientar e definir estilos de cabelo e maquiagem, de acordo com seus conhecimentos técnicos, por meio da aplicação de produtos cosméticos e uso de equipamentos avançados.
O amplo campo de trabalho do técnico em visagismo engloba salões e institutos de beleza, serviços de spas clínicos, estéticos e terapêuticos, hotéis, resorts e cruzeiros. O profissional pode ainda atuar de forma independente, atendendo em domicílio ou em seu próprio estabelecimento.
No curso oferecido aos futuros profissionais, o aluno aprende técnicas de corte, coloração, ondulação temporária e permanente, alisamento e penteado de cabelos, assim como técnicas básicas de maquiagem. Para obtenção do certificado o profissional deverá ter 800 horas/aula, entre aprendizado prático e teórico.
Fontes:
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Serviço Social do Comércio (Sesc)
Técnico em Cabeleireiro e Manicure
Este profissional é preparado para atender as necessidades de beleza do consumidor. Por entender de equipamentos e tecnologia de cosméticos, está apto a recuperar cabelos agredidos pelo tempo, a preparar o cliente para ocasiões especiais e a evidenciar características positivas nas feições e nos cabelos de seu cliente.
Seu campo de atuação é vasto, já que o profissional pode atender em domicílio, em spas, salões de beleza e de forma autônoma. O curso consiste em aulas de técnicas de atendimento ao cliente, estudo do cabelo, hidratação, cauterização, queratinização, cortes e outros processos relacionados à beleza. O aluno aprenderá também a administrar seu próprio salão. O curso tem duração média de 300 horas/aula.
Fontes:
Senac-SP
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Senai-SC


