http://www.brasil.gov.br/sobre/educacao/financiamento-educacional/bolsas-estaduais

Brasileiros que não tiveram oportunidade de cursar uma universidade pública gratuita, nem condições financeiras para arcar com as mensalidades de instituições particulares podem contar com as bolsas de estudo e linhas de financiamento oferecidas pelos governos estaduais.
Milhares de universitários do estado de São Paulo dedicam seus finais de semana ao Programa Escola da Família/Bolsa Universidade, que concede bolsas de estudo a alunos matriculados em uma das 228 faculdades particulares conveniadas ao programa. Isso porque, em retribuição ao pagamento da mensalidade escolar, o bolsista deve atuar, aos finais de semana, em atividades recreativas e educativas (dança, música, informática, idiomas e campanhas de saúde preventiva) em escolas da rede pública.
Para fazer a inscrição e conhecer a lista completa das faculdades conveniadas, basta acessar o site do Escola da Família.
Já o Distrito Federal oferece o programa Bolsa Universitária, que concede bolsas a alunos com renda familiar de até três salários mínimos. Em contrapartida, o aluno terá que prestar serviços num total de quatro horas semanais em atividades definidas pelo governo do Distrito Federal, recebendo para isso o vale transporte. Conheça o programa no site da Secretaria de Desenvolvimento e Transferência de Renda.
Os estudantes que cursaram o ensino médio na rede pública de ensino também podem receber bolsas de estudo para faculdades e universidades do Espírito Santo. O programa Nossa Bolsa oferece bolsas integrais e parciais para pessoas com renda familiar menor que três salários mínimos e que tenham tirado nota maior do que 40 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para se inscrever, acesse o site do Nossa Bolsa.
Santa Catarina também oferece bolsas de estudo e bolsas de pesquisa aos estudantes do estado. Em troca, eles devem participar de programas e projetos sociais com visão educativa propostos pela instituição. Para mais informações, acesse o site da Secretaria de Estado da Educação.
No Rio Grande do Sul, o governo do estado mantém o Programa de Crédito Educativo (Procred), que oferece até 50% do valor da matrícula e das mensalidades do semestre em curso nas faculdades e universidades privadas. O benefício pode custear toda a faculdade e deve ser pago após a formatura, em valores atualizados.
Outros estados brasileiros também mantêm programas de financiamento e concessão de bolsas de estudos para estudantes de instituições particulares de ensino superior. Procure a Secretaria de Educação de seu estado e se informe sobre as iniciativas mantidas pelo governo estadual.
Fontes:
Ministério da Educação
Programa de Crédito Educativo (Procred), do Rio Grande do Sul
Nossa Bolsa, do Espírito Santo
Secretaria de Educação de Santa Catarina
Secretaria de Desenvolvimento e Transferência de Renda do Distrito Federal