http://www.brasil.gov.br/sobre/educacao/financiamento-educacional/financiamento-federal-fies

O estudante que não tem condições de pagar integralmente as mensalidades de faculdades e universidades particulares conta com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Por meio desse programa, ele pode financiar até 100% das mensalidades, com taxa de juros de 3,4% ao ano para todos os cursos.
Em 2010, o Fies passou a funcionar em um novo formato. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) passou a ser o Agente Operador do Programa, o que possibilitou a redução dos juros. Além disso, passou a ser permitido ao estudante solicitar o financiamento em qualquer período do ano.
Durante o curso, o aluno que obtém o financiamento paga uma taxa de, no máximo, R$ 50 por trimestre. Após a formatura, há uma fase de carência de 18 meses. Só então começa o período de pagamento do saldo devedor. O prazo máximo é de até três vezes o período financiado do curso, acrescido de 12 meses. Assim, um curso de quatro anos pode ser financiado em até treze anos.
Os agentes financeiros do Fies são a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.
Quem pode participar?
Qualquer estudante que esteja regularmente matriculado em faculdades e universidades privadas autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC) pode participar do processo seletivo do Fies.
Não podem se candidatar ao processo seletivo os alunos que trancaram matrícula, que já tenham sido beneficiados pelo Fies, inadimplentes com o Programa de Crédito Educativo (PCE/Creduc) e bolsistas integrais do Prouni.
Como posso me inscrever?
As inscrições para participar do Fies podem ser feitas somente pela internet. O formulário de inscrição fica disponível no site do Fies. No site, o estudante também encontra as principais regras do Fies e pode simular as parcelas do financiamento.
Fonte:
Fies