Portal do Governo Brasileiro

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Pós-graduação

Relacionados
CNPq

Criado em 1951 para promover e estimular o desenvolvimento da ciência, em especial no campo da física nuclear, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) chega aos 60 anos mais abrangente e com 69.190 bolsistas (dados de 2009) contemplados para desenvolver a ciência do País.

Ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o CNPq é uma agência que se destina ao fomento da pesquisa científica e tecnológica e também à formação e qualificação de pesquisadores no País e no exterior (veja aqui o mapa de investimentos do CNPq no Brasil e no mundo). Hoje, o CNPq conta com bolsistas que realizam pesquisas em 37 países espalhados pelos cinco continentes e contou, só em 2010, com um aporte de R$ 1.582.118.957,00.

Uma das maiores e mais sólidas estruturas públicas de apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação dos países em desenvolvimento é formado por uma Diretoria Executiva, responsável pela gestão da instituição e um Conselho Deliberativo, responsável pela política institucional e maior instância de poder decisório do CNPq.

Plataforma Lattes

A Plataforma Lattes é o banco de dados elaborado pelo CNPq para integrar em um único sistema as bases de dados de currículo, de grupos de pesquisas e de instituições. Com 231.913 currículos de mestres e 131.805 de doutores cadastrados, a plataforma se tornou estratégica para a formulação de políticas do Ministério de Ciência e Tecnologia e de outros órgãos governamentais voltados para a área.

SXC Mapa mundial de atuação do CNPq Ampliar
  • Mapa mundial de atuação do CNPq

Criado em 1999 pelo CNPq, o Currículo Lattes é um componente da Plataforma Lattes e tornou-se o padrão nacional de registro das atividades acadêmicas e profissionais realizadas pelos estudantes e pesquisadores do país. Hoje em dia ele é adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa para avaliação de pesquisadores, professores e alunos. O Currículo Lattes atualizado é um dos critérios para a obtenção de bolsas e auxílios. Em 2009, o CNPq lançou uma nova versão da ferramenta, que ganhou novas funcionalidades – como a possibilidade de consultar citações em artigos publicados em revistas indexadas no Web of Science (uma das mais relevantes na área da ciência), e a possibilidade de realizar cruzamento de dados.

A ideia de padronizar o registro dos currículos dos pesquisadores brasileiros vem da década de 1980. Na época, o CNPq elaborou o Banco de Currículo para, além se servir como avaliação curricular, criar uma base de dados para a seleção de consultores e especialistas. Com o avanço da informática e a chegada da internet, os formulários em papel passaram para o meio eletrônico. No fim da década de 1990, dois grupos das universidades federais de Santa Catarina e Pernambuco, aliados à empresa Multisoft, e técnicos das Superintendências de Informática e Planejamento desenvolveram uma versão de currículo que integrou todas as já existentes.

Para cadastrar o seu currículo na Plataforma Lattes,  não é preciso ter carreira científica ou acadêmica, qualquer pessoa pode fazer uso da ferramenta. Para isso, acesse o link, cadastre seu email e siga os cinco passos do processo indicados na própria página. Tenha em mãos os números de seu documento de Identidade e CPF.

Fontes:
CNPq
Plataforma Lattes 

  • Delicious
  • Google
  • Twitter
  • Facebook
  • Myspace
  • Microsoft
  • Yahoo
  • Digg
  • Technorati
Enviar para um amigo

© 2010 Portal Brasil - Desenvolvido em Software Livre

Imagem de fundo: Arte do Portal Brasil Hospedado no Serpro