Portal do Governo Brasileiro

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Página Inicial > Sobre > Esporte > Esporte olímpico > Conquistas brasileiras

Esporte olímpico

Conquistas brasileiras

Foi em 1920, após quase um mês a bordo de um navio cedido pelo governo federal, que a delegação brasileira chegou a Antuérpia, na Bélgica, para participar pela primeira vez de uma Olimpíada. A equipe, formada por 21 atletas (todos homens), competiu nas modalidades  tiro esportivo, natação, polo aquático, saltos ornamentais e remo.

Mesmo com a falta de experiência em Jogos Olímpicos, os brasileiros trouxeram para casa três medalhas – todas no tiro esportivo. Na categoria de tiro rápido (25m) individual, o tenente do Exército Guilherme Paraense conquistou o primeiro ouro olímpico do Brasil. A primeira prata foi de Afrânio Antônio da Costa, na pistola livre (50m) individual e na mesma prova, só que por equipes, os dois ganharam o primeiro bronze junto com Sebastião Wolf, Fernando Soledade e Dario Barbosa.

As mulheres brasileiras tiveram sua estreia em Olimpíadas nos Jogos de Los Angeles-32, quando a nadadora Maria Lenk, então com 17 anos, se tornou a primeira sul-americana a participar da competição.

Em Atlanta-96 (EUA), Jacqueline Silva e Sandra Pires venceram as também brasileiras Mônica Rodrigues e Adriana Samuel na final do vôlei de praia. O pódio olímpico, que ainda não havia visto atletas mulheres do nosso País, foi contemplado com uma “dobradinha”.

Aquela edição dos Jogos foi especialmente importante para o esporte feminino do Brasil. O time de basquete comandado por Hortência, Paula e Janeth conquistou a medalha de prata. No vôlei, grandes nomes como Ana Moser, Ana Paula, Fernanda Venturini e Virna conquistaram a medalha de bronze.

Até hoje, a melhor colocação do Brasil em uma Olimpíada aconteceu em 2004, nos Jogos de Atenas. Com cinco ouros, duas pratas e três bronzes, o País terminou os Jogos em 16º lugar, pela primeira vez entre os 20 mais bem colocados. Já nos Jogos Olímpicos de Londres (2012), o Brasil conquistou o maior número de medalhas em sua história olímpica: 17 no total, alcançando a 22ª posição no ranking geral.

Tradicionalmente, os esportes em que o País mais conquista medalhas são o vôlei de quadra, vôlei de praia, atletismo, vela, hipismo, judô, futebol e taekwondo.

Segundo o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o Brasil trabalha para que o número de modalidades medalhistas aumente a cada edição dos Jogos. Para atingir essa meta, o Plano Brasil Medalhas 2016, lançado pelo governo federal em 2012, vai apoiar o treinamento de atletas brasileiros no País e no exterior e destinar recursos para aquisição de equipamentos esportivos, entre outras ações.

O objetivo do Plano é ajudar o Brasil a ficar entre os 10 primeiros países nos Jogos Olímpicos e entre os cinco primeiros nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, quando a cidade será sede da inédita edição dos Jogos Olímpicos na América do Sul.

Medalhas brasileiras

O total de medalhas conquistadas pelo Brasil em Jogos Olímpicos até hoje é de 108, sendo 23 ouros, 30 pratas e 55 bronzes. Torben Grael e Robert Scheidt, ambos velejadores, são recordistas de medalhas. Grael conquistou dois ouros (Atlanta-1996 e Atenas-2004), uma prata (Los Angeles-1984) e dois bronzes (Seul-1988 e Sidney-2000).

Scheidt também subiu ao pódio cinco vezes, com dois ouros (Atlanta-1996 e Atenas 2004), duas pratas (Pequim-2008 e Sidney-200) e um bronze (Londres-2012). Veja abaixo todas as medalhas conquistadas pelos atletas brasileiros em Olimpíadas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes:
Comitê Olímpico Brasileiro 
Comitê Olímpico Internacional

 

  • Delicious
  • Google
  • Twitter
  • Facebook
  • Myspace
  • Microsoft
  • Yahoo
  • Digg
  • Technorati
Enviar para um amigo

© 2010 Portal Brasil - Desenvolvido em Software Livre

Imagem de fundo: Arte sobre foto de SXC Hospedado no Serpro