Portal do Governo Brasileiro

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Página Inicial > Sobre > Esporte > Esportistas consagrados > Arthur Zanetti (1990)

Esportistas consagrados

Relacionados
Arthur Zanetti (1990)

No dia 6 de agosto de 2012, Arthur Zanetti tornou-se o primeiro ginasta brasileiro (e latino americano) a conquistar a medalha de ouro olímpica na ginástica artística, nos Jogos de Londres.

Nas argolas, aparelho em que é especialista e que exige do ginasta grande preparo dos membros superiores do corpo, o brasileiro deixou para trás o chinês Yibieng Chen, último campeão olímpico, e o italiano Matteo Morandi, que completou o pódio com o bronze.

A medalha de ouro de 2012 começou a ser moldada em 1997, quando Arthur, então com sete anos, foi levado por seu professor de educação física para um teste no SERC (Sociedade Esportiva Recreativa Rural) Santa Maria, clube que defende até os dias de hoje na cidade de São Caetano (SP). De lá para cá, somam-se 15 anos de treinamento, lesões e conquistas que levaram este brasileiro até o topo da competição olímpica.

Pheeno Atleta é o primeiro medalhista olímpico do Brasil na ginástica Ampliar
  • Atleta é o primeiro medalhista olímpico do Brasil na ginástica

Zanetti não foi pioneiro apenas nas Olimpíadas. Seu primeiro teste internacional foi em 2007. Apesar de ainda competir (e vencer) nas categorias menores, este foi o ano em que o ginasta estreou na seleção principal: um modesto 57º lugar no Mundial de ginástica realizado na Alemanha. Dois anos depois, a experiência mostrou-se positiva. Pela primeira vez um brasileiro chegava a uma final de Mundial nas argolas. O quarto lugar em Londres foi o primeiro passo dado para entrar na história da ginástica brasileira.

Após um ano afastado das competições por conta da cirurgia no ombro direito, Arthur Zanetti subiu em mais quatro pódios, começando a se destacar para o público brasileiro e estrangeiro. Em 2011, ele foi ouro na Universíade, disputada na China, e ainda prata (nas argolas) e ouro (por equipes) no Pan-Americano de Guadalajara, no México. No Mundial disputado no Japão, Zanetti repetiu o desempenho da edição anterior e novamente chegou à final. Com a segunda colocação (atrás apenas do multicampeão chinês Yibieng Chen), o brasileiro voltou para casa com uma medalha e a vaga para sua primeira Olimpíada.

Em Londres, Zanetti e Chen voltaram a duelar pelo primeiro posto. Se o chinês contava com três campeonatos mundiais e um ouro olímpico, o brasileiro fez uso de concentração e estratégia para derrotar o favorito. Zanetti não forçou a sua rotina de exercícios na etapa classificatória e se apresentou na grande final já sabendo o que seria preciso fazer dependendo do desempenho do rival. O controle sobre a situação ficou evidente tão logo o brasileiro cravou os pés no chão e abriu um sorriso de quem sabia que aquela havia sido uma apresentação digna de medalha de ouro.

Fontes:
Site oficial 
Federação Internacional de Ginástica 

Avalie este conteúdo:
Não há avaliações
  • Delicious
  • Google
  • Twitter
  • Facebook
  • Myspace
  • Microsoft
  • Yahoo
  • Digg
  • Technorati
Enviar para um amigo

© 2010 Portal Brasil - Desenvolvido em Software Livre

Imagem de fundo: Arte sobre foto de SXC Hospedado no Serpro