Portal do Governo Brasileiro

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Página Inicial > Sobre > Esporte > Esportistas consagrados > Emerson Fittipaldi (1946)

Esportistas consagrados

Relacionados
Emerson Fittipaldi (1946)

Emerson Fittipaldi nasceu em São Paulo em 1946. Começou cedo: aos 5 anos de idade, quando faturou uma corrida de bicicletas patrocinada pela Rádio Record.

Garry Knight Fittipaldi é o único brasileiro a ser bicampeão na Fórmula 1 e na Fórmula Indy Ampliar
  • Fittipaldi é o único brasileiro a ser bicampeão na Fórmula 1 e na Fórmula Indy

Também se destacou em uma prova de carros de caixote com rodas de madeira, construídos pelos próprios pilotos. "Campeão", o pequeno Emerson contou com o "auxílio" do irmão Wilsinho, que com sua experiência de mais velho sugeriu adicionar um objeto ao veículo para dar-lhe mais peso e, consequentemente, mais velocidade.

E foi graças ao mesmo Wilson que Emerson entrou de vez para o automobilismo. Mecânico do kart de seu irmão, ingressou no ramo e não saiu mais. Com 21 anos, em 1967, faturou o Campeonato Brasileiro de Fórmula V. Não tardou para que se mudasse para o Reino Unido, onde brigaria de vez pelo sucesso e reconhecimento como piloto de corridas.

Primeiro, foi a Fórmula Ford: nove disputas, três vitórias, três vices e uma única e solitária quebra. Jim Russel, titular de uma grande escola da Inglaterra, convidou aquele brasileiro para participar da Fórmula 3, que logo ficou pequena para Fittipaldi: oito triunfos em 12 corridas e o consequente troféu britânico da categoria.

Emerson Fittipaldi estreou na Fórmula 1 em 1970, após breve passagem pela Fórmula 2. A bordo de um Lotus 72, venceu logo a quarta prova disputada e surpreendeu com seus 12 pontos em somente cinco corridas.

Seguiu com seu bom aproveitamento no ano seguinte, quando terminou em sexto, e alcançou a glória logo em 1972. Tornou-se o mais jovem campeão da Fórmula 1 até então (a marca perdurou até 2005 quando o espanhol Fernando Alonso foi campeão aos 24 anos), ao pilotar um Lotus/Ford. Duas temporadas depois, conquistou o bicampeonato em uma McLaren/Ford M23.

Depois, entretanto, o brasileiro não repetiu o sucesso dos anos anteriores - o máximo que conseguiu foi o vice-campeonato com a McLaren, em 1975. Disputou temporadas pela equipe do irmão, a Copersucar/Ford, sem o mesmo prestígio, e decidiria deixar as pistas da F1 anos mais tarde.

Foi aí que optou por se aventurar na Fórmula Indy, a partir de 1984, e descobriu ser um fenômeno também longe da principal categoria do automobilismo: foi campeão em 1989, tendo vencido inclusive nas 500 Milhas de Indianápolis (repetiria o feito em 1993) e tornando-se o único piloto da história do automobilismo a ter vencido a Indy e o campeonato mundial de F1 duas vezes.

Em 1996, após uma vida dedicada às corridas, sofreu um grave acidente em Michigan, após bater contra um muro e fraturar a sétima vértebra cervical. A pedidos dos familiares, largou de vez as pistas e entregou-se à vida empresarial. Produtor de laranjas, construtor de shopping center, investidor em duas usinas de etanol, sócio do 1º Salão de Tuning do Brasil (de automóveis personalizados), entre outros negócios, além de ter emprestado seu nome a diversas campanhas publicitárias e promocionais a grandes empresas.

Fontes:
Site Oficial
Federação Internacional do Automobilismo  (conteúdo em inglês)

Avalie este conteúdo:
  • Delicious
  • Google
  • Twitter
  • Facebook
  • Myspace
  • Microsoft
  • Yahoo
  • Digg
  • Technorati
Enviar para um amigo

© 2010 Portal Brasil - Desenvolvido em Software Livre

Imagem de fundo: Arte sobre foto de SXC Hospedado no Serpro