Portal do Governo Brasileiro

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Página Inicial > Sobre > Esporte > Esportistas consagrados > Luisa Parente (1973)

Esportistas consagrados

Relacionados
Luisa Parente (1973)

Luisa Parente nasceu no dia 1º de fevereiro de 1973 na cidade do Rio de Janeiro.  Logo aos seis anos de idade, ingressou na escolinha de ginástica olímpica - quando esta ainda tinha esta denominação - do Flamengo. Ali, nascia uma relação com a agremiação rubro-negra e com o esporte que culminaria em uma das combinações mais vitoriosas do Brasil. Seriam 16 anos de treinos no clube da Gávea até a aposentadoria, além de inúmeras conquistas e feitos.

Pedro Piva Luisa Parente fez história ao ser campeã estadual, nacional e sul-americana de todas as categorias Ampliar
  • Luisa Parente fez história ao ser campeã estadual, nacional e sul-americana de todas as categorias

A ginasta colecionou títulos e mais títulos em solo nacional e sul-americano. A partir de 1984, iniciou uma dinastia que lhe renderiam sete conquistas brasileiras individuais gerais. Também em 84, celebrou sua primeira medalha fora do país, a do campeonato sul-americano infantil, feito que repetiria cinco anos depois, já pela categoria adulto e ainda menor de idade.  Surpreendeu o mundo em 1988, ao entrar para a disputa dos Jogos Olímpicos de Seul  e conseguir ficar entre as finalistas – naquela que foi a primeira Olimpíada sem o boicote de Estados Unidos ou da antiga União Soviética-, com apenas 15 anos de idade. Na temporada seguinte, faturou a I Copa Pan-Americana, e se firmou como estrela da ginástica continental.

Um ano antes, aliás, Luísa entrou para a história ao se consagrar campeã estadual, nacional e sul-americana em todas as categorias, desde o mirim, passando pelo infantil, infanto, junvenil até o adulto. Nos Jogos Pan-Americanos também brilhou com três condecorações - o bronze obtido nas barras na competição de 1987, disputada em Indianápolis, Estados Unidos, e os dois ouros conquistados no salto e nas barras ao longo do Pan-Americano de Havana, em Cuba, já em 1991. Suas duas medalhas douradas ainda não foram superadas por nenhuma outra ginasta do país.

Já consagrada, a atleta seguiu no esporte até 1995, quando optou por encerrar a carreira nos Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata, Argentina, não sem antes ter celebrado uma prata no salto durante disputa dos Jogos Universitários Mundiais de 1993, em Buffalo, Estados Unidos. No Pan, Luisa não ganhou prêmios, mas deu adeus com a certeza de que realizou uma das mais vitoriosas carreiras da ginástica brasileira.

Após a aposentadoria, Luisa buscou formação superior em Educação Física e em Direito, pela Universidade Gama Filho e Faculdade Cândido Mendes, respectivamente. Mesmo assim, não conseguiu ficar longe do esporte que tanto ama. Atualmente, além de desempenhar as duas profissões que estudou, a ex-atleta aceitou convite para assumir a Secretaria Geral da Academia Olímpica Brasileira, virou professora, empreendedora  e franqueadora do Grupo Luisa Parente - Ginástica, que visa divulgar a iniciação esportiva nas mais variadas escolas.

Posteriormente, virou membro da Comissão Nacional de Atletas entre 2000 e 2005, da Comissão Nacional de Combate ao Doping em 2004, membro Emérito da Confederação Brasileira de Ginástica e levou o título Benemérito do Estado do Rio de Janeiro em 2003.

Fontes:
Site Oficial
Comitê Olímpico Brasileiro

  • Delicious
  • Google
  • Twitter
  • Facebook
  • Myspace
  • Microsoft
  • Yahoo
  • Digg
  • Technorati
Enviar para um amigo

© 2010 Portal Brasil - Desenvolvido em Software Livre

Imagem de fundo: Arte sobre foto de SXC Hospedado no Serpro