Portal do Governo Brasileiro

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Página Inicial > Sobre > Esporte > Esportistas consagrados > Sarah Menezes (1990)

Esportistas consagrados

Relacionados
Sarah Menezes (1990)

Nascida e criada em Teresina (PI), Sarah Menezes fez História aos 22 anos. Nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, a piauiense se tornou a primeira atleta do judô feminino brasileiro a conquistar uma medalha de ouro na competição.

Ela descobriu o esporte aos nove anos na escola. Mesmo com a resistência dos pais – que consideravam a modalidade muito masculina –, Sarah insistiu no caminho escolhido e foi tricampeã das Olimpíadas Escolares, programa do governo federal que incentiva e patrocina jovens atletas dos colégios públicos do País.

Sarah superou dificuldades como carência de recursos, equipamentos inadequados e falta de verba para custear sua participação em competições regionais e nacionais. Hoje a situação é melhor, ela é beneficiária do Bolsa-Atleta, benefício concedido pelo governo a atletas de alto rendimento, além de ter contratos de patrocínio e parcerias.

Divulgação/Alaor Filho/COB Sarah Menezes, medalha de ouro no judô Ampliar
  • Sarah Menezes, medalha de ouro no judô

Com 15 anos a judoca chegou à seleção brasileira, na categoria ligeiro (até 48Kg). Apesar da pouca idade, conta que o caminho até a vaga foi longo e que o incentivo do técnico Expedito Falcão foi essencial. "Tive muita dedicação, determinação, perseverança nos treinamentos. A única coisa que eu escutava do Expedito é que eu chegaria a ser uma atleta da seleção e após algumas seletivas, eu realmente consegui", lembra.

Desde então, a atleta de 1,54m acumula bons resultados: participou dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008; foi bicampeã do Mundial Sub 20 (08/09); recebeu o prêmio de Melhor Atleta do Ano, do Comitê Olímpico Brasileiro, em 2009; foi terceira colocada no Mundial Sênior de Tóquio, em 2010; conquistou o terceiro lugar no World Masters, 2º no Grand Slam do Rio de Janeiro, e uma medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos Guadalajara, todos no ano de 2011.

Em 2012, classificada para as Olimpíadas de Londres, Sarah chegou ao topo. Após garantir a vaga na final na vitória contra a belga Charline Van Snick, ela acreditou que podia mais. Bateu a romena Alina Dumitru e conseguiu o que nenhuma judoca brasileira havia alcançado antes.

"Fazer parte de uma Olimpíada é o sonho do atleta. A experiência de estar nos Jogos com tantas potências mundiais do esporte foi fascinante, mas o que mais me marcou foi a minha determinação durante toda a competição", diz ela. O ouro de Sarah Menezes foi o terceiro do judô brasileiro (Aurélio Miguel e Rogério Sampaio ganharam anteriormente) e o primeiro depois de um jejum de 20 anos de medalhas olímpicas.

Fontes:
Confederação Brasileira de Judô  
Comitê Olímpico Brasileiro  

Avalie este conteúdo:
Não há avaliações
  • Delicious
  • Google
  • Twitter
  • Facebook
  • Myspace
  • Microsoft
  • Yahoo
  • Digg
  • Technorati
Enviar para um amigo

© 2010 Portal Brasil - Desenvolvido em Software Livre

Imagem de fundo: Arte sobre foto de SXC Hospedado no Serpro