Modalidades
Modalidades esportivas
O Brasil é conhecido mundialmente por seu desempenho em várias modalidades esportivas. Atualmente, as mais populares e consagradas são futebol, vôlei e natação. No entanto, outros esportes também estão conquistando espaço, à medida que o País cria programas de incentivo e ganha destaque mundial. Isso faz com que a participação de brasileiros seja sempre lembrada nos maiores campeonatos mundiais, como os Jogos Olímpicos.
- Brasil se destaca em diferentes modalidades com a presença de grande atletas como Marta
Em Londres -2012, por exemplo, a delegação brasileira conquistou o maior número de medalhas na competição. Foram 17 no total, que garantiram o 22º lugar no ranking geral dos Jogos.
Pentacampeã mundial, a Seleção Brasileira de futebol é o time com o maior número de vitórias na história da Copa do Mundo. O “País do futebol” conta com 431 clubes registrados na CBF, a entidade que controla o futebol profissional no Brasil. Anualmente são realizados 27 campeonatos estaduais (e suas respectivas divisões), a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro (Séries A, B, C e D). A Copa Libertadores da América, Copa Sul-Americana e o Mundial de Clubes, competições internacionais que podem contar com times brasileiro, fazem parte do calendário nacional. Os jogadores brasileiros não fazem sucesso apenas no nosso território e estão espalhados pelos principais clubes do mundo.
Apesar do apelido “País do futebol”, já faz tempo que o esporte brasileiro não se destaca em apenas uma modalidade esportiva. Desde o início deste século, por exemplo, as seleções de vôlei masculinas e femininas conquistaram títulos em diferentes competições, como Jogos Olímpicos, Liga Mundial, Grand Prix, Campeonato Mundial, Copa do Mundo, Pan-Americano e passaram a ser considerados favoritos em cada torneio que disputam. Além disso, a Superliga, a competição nacional do esporte, cresceu em audiência, público e prestígio. Os principais atletas brasileiros jogam pelos times nacionais, elevando o nível da disputa.
Outro esporte que conta com um calendário regular é o basquete. Apesar dos resultados abaixo do esperado por parte da seleção masculina nos últimos anos, a recente conquista de vaga para a Olimpíada de Londres, em 2012, a exportação de talentos como Thiago Splitter, Anderson Varejão, Leandrinho, Nenê Hilário e Marcelinho Huertas para as principais ligas de basquete mundial e a consolidação de um campeonato nacional disputado e emocionante ajudaram o basquete a recuperar o seu prestígio e espaço na mídia.
Nos esportes individuais, a natação e a ginástica artística apoiadas pelas leis de incentivo ao esporte conseguiram investir em treinamento de seus atletas de ponta e os resultados começam a aparecer nas principais competições. Cesar Cielo, Thiago Pereira, Daiane dos Santos e os irmãos Daniele e Diego Hypólito são alguns dos destaques das duas modalidades no cenário mundial.
Além dos esportes mais conhecidos, o brasileiros se destacam em outras modalidades, como skate, surfe, rapel urbano e ecológico, windsurf, entre outros. A grande extensão territorial do país e as paisagens diversificadas fazem dos brasileiros indivíduos abertos a receber influências culturais e a descobrir novos desafios.
Fontes:
Ministério do Esporte
Comitê Olímpico Brasileiro
Confederação Brasileira de Voleibol
Confederação Brasileira de Futebol
Saiba mais sobre o calendário esportivo nacional no Portal Brasil.


