Portal do Governo Brasileiro

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Modalidades

Atletismo

Considerado como esporte-base (por sua prática reunir movimentos básicos do ser humano como correr, saltar e arremassar), o atletismo é a modalidade esportiva mais antiga que se tem registro. Tanto que metade das provas disputadas nos Jogos Olímpicos da Antiguidade – realizados entre os anos de 776 a.C e 393 – eram práticas ligadas ao esporte. Vem desta época, inclusive, o primeiro campeão olímpico: Coroebus que venceu o stadium, uma corrida de distância próxima aos 200m.

Divulgação Atletismo é a modalidade mais antiga e sempre esteve presente nos Jogos Olímpicos Ampliar
  • Atletismo é a modalidade mais antiga e sempre esteve presente nos Jogos Olímpicos

No Brasil, a sua prática da data do fim do século 19. Em 1924, na Olimpíada de Paris  , o país envia a sua primeira equipe olímpica, com oito atletas. O melhor desempenho foi o de Octávio Zani: 14º lugar no arremesso de martelo

As duas primeiras medalhas olímpicas do atletismo vieram em Helsinque, em 1952. Um ouro com Adhemar Ferreira da Silva (no salto triplo) e bronze com José Telles da Conceição, no salto em altura. Adhemar repetiu o metal da medalha na Olimpíada seguinte, em Melbourne.
O salto triplo, aliás, deu mais quatro medalhas em Olimpíada para o Brasil. Nelson Prudêncio foi prata e bronze em 1968 e 1972. João do Pulo foi laureado com dois bronzes em 1976 e 1980.

O primeiro ouro nas provas de corrida veio com Joaquim Cruz . Ele foi o grande vencedor dos 800m na Olimpíada de Los Angeles, em 1984. Quatro anos mais tarde, em Seul, ele tentou repetir o feito, mas terminou com a prata. No mesmo ano, Robson Caetano terminou na terceira colocação dos 200m rasos.

As provas de corrida continuaram a dar medalha olímpica para os brasileiros nas competições seguintes. O revezamento 4x100m foi bronze em 1996 e prata em 2000. Nos Jogos de Atenas, em 2004, Vanderlei Cordeiro de Lima  liderava a maratona quando foi bruscamente interrompido por um padre irlandês. O incidente fez com que ele perdesse o ritmo da prova e a medalha de ouro. Terminou em terceiro, mas a medalha mais valiosa foi recebida depois. Vanderlei foi condecorado com a honra máxima do esporte olímpico: a medalha Pierre de Coubertin, que premia as qualidades éticas e morais de um competidor durante situações difíceis ou inusitadas.

A última medalha olímpica conquistada pelo atletismo foi a primeira de ouro de uma mulher brasileira na história da competição. Nos Jogos de Pequim, em 2008, a saltadora Maurren Maggi.

Fontes:
Confederação Brasileira de Atletismo
Comitê Olímpico Brasileiro 

Avalie este conteúdo:
  • Delicious
  • Google
  • Twitter
  • Facebook
  • Myspace
  • Microsoft
  • Yahoo
  • Digg
  • Technorati
Enviar para um amigo

© 2010 Portal Brasil - Desenvolvido em Software Livre

Imagem de fundo: Arte sobre foto de SXC Hospedado no Serpro