Modalidades
Futebol de areia
Jogar bola na praia é uma prática esportiva comum no litoral brasileiro. Mas foi só a partir da década de 90 que este tipo de disputa começou a ganhar outros países e ares de modalidade com a criação de campeonatos, definição de regras e estabelecimento de federações e confederações.
- Atividade de lazer virou modalidade esportiva na década de 1990; Brasil domina o cenário mundial
A união de lances bonitos, muitos gols e de ídolos do futebol brasileiro fez o esporte cair na graça do torcedor rapidamente. O primeiro campeonato de Beach Soccer, como a modalidade também é conhecida, foi realizado em 1994, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, com a participação de quatro seleções: Brasil, Argentina, Estados Unidos e Itália. O time nacional, liderado por Júnior e Zico , ex-jogadores do Flamengo, foi o campeão derrotando os europeus na final.
Foi o primeiro dos 61 títulos que a Seleção Brasileira possui nesta modalidade. Só de campeonatos mundiais são 13 sendo nove deles entre os anos de 1995 a 2004 e quatro a partir de 2006, quando a Fifa, a principal entidade do futebol mundial, passou a chancelar a competição.
Na era pré-Fifa, com as disputas sendo realizadas apenas no Brasil, o país só esteve fora do pódio em 2001. Na segunda era da competição, o domínio brasileiro só foi interrompido pela França (em 2005) e Rússia (em 2011).
De 94 até os dias de hoje, o esporte cresceu. Graças ao sucesso de público, dos bons índices de audiência nas transmissões da TV, a modalidade começou a se profissionalizar. Primeiro foram criadas três federações estaduais (hoje são 16) que mais tarde fundaram a Confederação Brasileira de Beach Soccer (CBBS). O sucesso ultrapassou fronteiras logo em 1996 com a realização da Pro Beach Soccer Tour, uma turnê com duração de dois anos com 60 jogos disputados na América do Sul, Europa, Ásia e América do Norte.
O sucesso do futebol praticado nas areias da praia permite um calendário fixo de competições regionais, interestaduais, nacionais e internacionais.
Segundo cálculos da Confederação Brasileira de Beach Soccer, 15 mil atletas praticam o esporte no Brasil. Os jogadores brasileiros que mais se destacaram foram Júnior, Neném (336 gols com a camisa da seleção brasileiro), Júnior Negão (segundo maior artilheiro, com 318 gols), Buru (eleito pela Fifa, em 2007, como melhor jogador de futebol de areia), Jorginho, Benjamin e André.


