Portal do Governo Brasileiro

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Modalidades

Vôlei

Nas últimas décadas, o bom trabalho e investimentos feitos desde as categorias de base do esporte (que possibilitam a renovação de talentos) aliado à presença de profissionais dedicados ao esporte fizeram das Seleções brasileiras masculinas e femininas verdadeiras máquinas ganhadoras de títulos.

Wilson Dias/ ABr Grande número de vitórias estimula investimento e profissionalização no vôlei Ampliar
  • Grande número de vitórias estimula investimento e profissionalização no vôlei

Na década de 1980, a seleção brasileira masculina começou a aparecer com mais frequência nos lugares mais altos do pódio: um terceiro lugar na Copa do Mundo de 1981, um segundo lugar no Campeonato Mundial de 1982, a medalha de ouro no Pan-Americano em 1983 e a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 1984.  Bons resultados que serviram de base para as glórias da década seguinte.

Em 1992, na Olimpíada de Seul, o vôlei masculino conquistou seu primeiro título de expressão: a medalha de ouro. Ainda naquela década a seleção faturou a primeira Liga Mundial, em 1993.

Mas foram nos anos 2000 que o Brasil se tornou potência do vôlei masculino. Com o técnico Bernardinho no comando, os brasileiros faturaram todas as competições possíveis e quando não foi campeão ficou entre os primeiros: foram seis títulos do Sul-americano, um da Copa América, duas Copas do Mundo, outros dois Pan-americanos, três Campeonatos Mundiais, oito Ligas Mundiais e duas Copa dos Campeões e as medalhas de ouro dos Jogos Olímpicos de Atenas (2004) e duas pratas, uma em Pequim (2008) e outra em Londres (2012).

O vôlei feminino não fica atrás em termos de conquistas. Desde que o técnico José Roberto Guimarães assumiu o comando em 2003, o time feminino conquistou quatro Sul-americanos, cinco Grand Prix, uma Copa dos Campeões e esteve muito perto de levar o campeonato mundial de 2006 e 2010 além da Copa do Mundo em 2003.

Outra grande conquista foi a medalha de ouro dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, deixando para trás o estigma de time que tremia nas decisões. Em Londres (2012), as meninas do vôlei repetiram o feito e se tornaram bicampeãs olímpicas. Em Atlanta (1996) e Sydney (2000), elas conseguiram o bronze.

O grande número de vitórias estimulou investimentos na profissionalização dos times e campeonatos locais. Assim como no futebol, os atletas de vôlei conseguem viver do salário que recebem de seus clubes.

Além disso, contam com um calendário fixo de competições com torneios estaduais e outro nacional. Atualmente, a Superliga é a principal competição do vôlei masculino e feminino no País.

Fontes:
Confederação Brasileira de Vôlei

Federação Internacional de Vôlei

 

Palavras-chave:
Avalie este conteúdo:
Palavras-chave:
  • Delicious
  • Google
  • Twitter
  • Facebook
  • Myspace
  • Microsoft
  • Yahoo
  • Digg
  • Technorati
Enviar para um amigo

© 2010 Portal Brasil - Desenvolvido em Software Livre

Imagem de fundo: Arte sobre foto de SXC Hospedado no Serpro