Portal do Governo Brasileiro

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Página Inicial > Sobre > Esporte > Modalidades > Vôlei de praia

Modalidades

Vôlei de praia

Não é nada incomum ver duas duplas brasileiras disputando títulos de expressão no vôlei de praia. Foi assim no último Campeonato Mundial masculino realizado em 2011 e também na final feminina da primeira disputa olímpica da modalidade, em Atlanta (1996), nos Estados Unidos.

O esporte é uma derivação do vôlei de quadra. As diferenças estão no tipo de solo (areia), a quantidade de jogadores (duplas na praia e sexteto na quadra), números de pontos de cada set (21 pontos na praia e 25 na quadra) e tamanho do campo de disputa.

Maurício Kaye Brasileiros se destacam no vôlei de praia e colecionam medalhas para o País Ampliar
  • Brasileiros se destacam no vôlei de praia e colecionam medalhas para o País

Apesar de ter surgido no início do século passado, o vôlei de praia só ganhou prestígio em competições internacionais a partir da década de 1980. É neste período que é criado o precursor do Circuito Mundial, a competição anual da modalidade. No início, apenas as duplas americanas eram campeãs. Foi assim entre os anos de 1987 a 1992.

Mas a partir dos anos 1990, os brasileiros passaram a ganhar mais espaço no pódio. No masculino, a dupla Franco e Roberto Lopes chegou a conquistar o primeiro lugar da Série Mundial (como era chamado o campeonato na época), foi o primeiro dos 15 títulos brasileiros da competição. Dez dele tiveram Emanuel como um dos integrantes da dupla vencedora.

No feminino, Adriana Samuel e Mônica Rodrigues formaram o primeiro dueto que terminou o ano como o melhor do mundo. Depois delas outras 17 vezes duas mulheres brasileiras ficaram na frente de todas as outras. 
No Campeonato Mundial, principal competição da modalidade, disputada a cada dois anos desde 2007, o Brasil também tem seu lugar de destaque. Das oito edições já disputadas o Brasil venceu cinco vezes com os homens e quatro com as mulheres.

O vôlei de praia está presente nos Jogos Olímpicos desde 1996. No primeiro ano, em Atlanta, Jacqueline e Sandra ficaram com o ouro e se consagraram como as primeiras brasileiras a terem a premiação máxima do esporte, enquanto Monica e Adriana Samuel levaram a prata.

Depois disso foram dois vices seguidos, em Sydney (2000) e Atenas (2004), com Adriana Behar e Shelda. Em Londres (2012), as brasileiras Juliana e Larissa subiram ao pódio para receber o bronze.

Entre as duplas masculinas, o ouro veio somente em 2004, com Ricardo e Emanuel. Em Londres (2012), Emanuel trouxe para o Brasil a prata, ao lado do parceiro Alison.

Fontes:
Federação Internacional de Vôlei

Confederação Brasileira de Vôlei

  • Delicious
  • Google
  • Twitter
  • Facebook
  • Myspace
  • Microsoft
  • Yahoo
  • Digg
  • Technorati
Enviar para um amigo

© 2010 Portal Brasil - Desenvolvido em Software Livre

Imagem de fundo: Arte sobre foto de SXC Hospedado no Serpro