Legislação e órgãos
Relacionados
IBGE
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é um órgão que identifica e analisa o território brasileiro, contabiliza a população do país e mostra a evolução da economia por meio do trabalho e da produção das pessoas. Reúne também informações sobre o modo de vida dos cidadãos no Brasil.
As principais atividades do IBGE são:
1. produção e análise de informações estatísticas;
2. produção e análise de informações geográficas;
3. estruturação e implantação de um sistema de informações ambientais;
4. coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais.
O IBGE é subordinado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e possui uma rede nacional de pesquisa e disseminação a fim de cobrir todo o território brasileiro. A rede é composta de:
1.Unidades estaduais (27 ao todo, uma na capital de cada Estado e uma no Distrito Federal);
2.Setores de documentação e disseminação de informações (27 ao todo, um na capital de cada Estado e um no Distrito Federal); e
3.Agências de coleta de dados (533 no total) nos principais municípios do Brasil.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística foi criado em 1936, mas órgãos de estatística brasileiros já existiam no período imperial. Criada em 1871, a Diretoria Geral de Estatística era responsável por levantar dados da população. Mais tarde, já na República, especialmente após a implantação de registros de nascimento, casamento e óbito, o governo percebeu a necessidade de ampliar o serviço.
Diversos nomes e funções caracterizaram o órgão responsável pelas estatísticas no Brasil, até que, em 1934, o Departamento Nacional de Estatística foi extinto. Para substituir a lacuna na coordenação de pesquisas estatísticas, o Instituto Nacional de Estatística (INE) foi criado naquele mesmo ano. Em 1936, com a incorporação do Conselho Brasileiro de Geografia pelo INE, foi criado o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Fonte:
IBGE


