Legislação e órgãos
Relacionados
Inpe
A ciência e a tecnologia nas áreas espacial e de ambiente terrestre no Brasil são desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O instituto foi criado em 1965 com o nome de Comissão Nacional de Atividades Espaciais (CNAE) e participou das primeiras campanhas de lançamento de foguetes de sondagem no Brasil. Também faz parte do Inpe o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).
O Inpe tem instalações no Rio Grande do Norte, Maranhão, Ceará, Mato Grosso, São Paulo e Rio Grande do Sul. No Rio Grande do Norte, funciona o Centro Regional do Nordeste (CRN), um núcleo de apoio aos lançamentos de foguete e balão do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno. O CRN atua também na operação e manutenção de dados espaciais e no desenvolvimento de equipamentos da área.
No Rio Grande do Sul está o Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais (CRS), do qual faz parte o Núcleo de Pesquisa e Aplicação de Geotecnologias em Desastres Naturais e Eventos Extremos (Geodesastres-Sul). O núcleo trabalha para prevenir e diminuir o impacto causado por desastres naturais e eventos extremos, com o uso da geotecnologia.
O Inpe é vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento
Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Fontes:
Inpe
Centro de Lançamento da Barreira do Inferno
- CE,
- Ceará,
- Inpe,
- MA,
- MT,
- Maranhão,
- Mato Grosso,
- Meio Ambiente,
- RN,
- RS,
- Rio Grande do Norte,
- Rio Grande do Sul,
- SP,
- São Paulo,
- Órgãos
- CE,
- Ceará,
- Inpe,
- MA,
- MT,
- Maranhão,
- Mato Grosso,
- Meio Ambiente,
- RN,
- RS,
- Rio Grande do Norte,
- Rio Grande do Sul,
- SP,
- São Paulo,
- Órgãos


