http://www.brasil.gov.br/sobre/o-brasil/o-brasil-em-numeros-1/indicadores

O Brasil está em 58° lugar no ranking de competitividade econômica divulgado pelo Fórum Econômico Mundial (WEF, em inglês) em setembro de 2010, que analisa 139 países. Em relação ao estudo de 2009, o país perdeu duas posições, apesar de uma leve melhora em alguns dos critérios. A avaliação do Brasil é melhor em itens como tamanho do mercado (10º colocação) e sofisticação empresarial (31º) e pior nos itens ambiente macroeconômico (111º) e eficiência do mercado de bens (114º).
O país também está bem colocado em fatores como inovação e sofisticação (38º lugar no ranking dessa categoria) e promotores de eficiência (44º lugar), mas, nos requisitos básicos para a competitividade (86º) recebeu menor avaliação.
Neste estudo são analisados 12 itens, considerados pilares da competitividade, que são divididos em três categorias: requisitos básicos, promotores de eficiência e fatores de inovação e sofisticação. A primeira categoria inclui instituições, infraestrutura, ambiente macroeconômico, saúde e educação primária. A segunda considera educação secundária e treinamento, assim como eficiência do mercado de bens e de trabalho, desenvolvimento do mercado financeiro, preparo tecnológico e tamanho do mercado. Na terceira são analisadas sofisticação empresarial e inovação.
No período de 2007 a 2009, o Brasil subiu 16 posições na lista, uma consequência dos esforços realizados nos últimos 20 anos para alcançar a estabilidade econômica, a liberalização e a abertura da economia, além da redução da desigualdade.
Conheça os principais números do Brasil acessando os temas listados acima.