Portal do Governo Brasileiro

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Página Inicial > Sobre > Saúde > Medicamentos > Pesquisas na saúde

Medicamentos

Relacionados
Pesquisas na saúde

Uma população saudável é um elemento fundamental e, ao mesmo tempo, uma das consequências principais do desenvolvimento de um país. Vários estudos feitos em diferentes partes do mundo mostram que existe uma relação direta entre os investimentos realizados na área da saúde e a taxa de crescimento econômico. 

Por isso a importância de investimento em pesquisas na área para gerar capacidade de criar conhecimento aplicável à realidade local e de contribuir para a diminuição da desigualdade.

Banco de Imagens Fiocruz Multimagens/Peter Ilicciev Farmacêuticos são responsáveis pela informação do uso adequado de medicamentos Ampliar
  • Farmacêuticos são responsáveis pela informação do uso adequado de medicamentos

Desde 2004, o esforço de produção científica em saúde no País segue as diretrizes da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (PNCTI), um documento escrito a partir do consenso técnico-político verificado entre os participantes da 2ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia, e Inovação e Saúde. Os princípios da PNCTI são o respeito à vida e à dignidade das pessoas, a superação das formas de desigualdade e discriminação, a melhoria da saúde da população, a busca da equidade em saúde e a participação social.

O espectro da pesquisa em saúde inclui investimentos em biomedicina, saúde pública, sistemas e políticas de saúde, saúde ambiental, ciências sociais e comportamentais, técnicas operacionais e novas tecnologias e avanços científicos de uma maneira geral. Por ser um universo tão amplo e diversificado, os estudos na área envolvem um número grande de agentes públicos e privados.

No âmbito do governo federal estão envolvidos os ministérios da Saúde, da Educação e da Ciência e Tecnologia. Essas pastas são responsáveis pela gestão e pelo direcionamento político de órgãos fundamentais para o desenvolvimento da saúde no País, como Cooperação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entre outros.

Nos Estados, fazem parte do sistema de pesquisa às respectivas secretarias de Saúde, de Ciência e Tecnologia e as fundações de amparo à pesquisa. O setor privado, por sua vez, é representado pelas indústrias farmacêutica, biotecnológica, farmoquímica e de equipamentos e materiais; e pelas universidades, institutos de pesquisas e associações profissionais, entre outras entidades ligadas à área.

Também a partir de 2004 ocorreu um avanço no esquema de financiamento de pesquisas em saúde, com a reformulação da secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde. Desde então, a secretaria destinou cerca de R$ 700 milhões – em parceria com fundações federais e estaduais de pesquisa – para a execução de 3,6 mil estudos sobre os desafios da saúde pública no País. 

Fontes:
Ministério da Saúde
Ministério da Ciência e Tecnologia 
Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (Alanac)

Avalie este conteúdo:
  • Delicious
  • Google
  • Twitter
  • Facebook
  • Myspace
  • Microsoft
  • Yahoo
  • Digg
  • Technorati
Enviar para um amigo

© 2010 Portal Brasil - Desenvolvido em Software Livre

Imagem de fundo: Arte do Portal Brasil Hospedado no Serpro