Órgãos vinculados
Relacionados
- Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária
- ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar
- Hemobrás - Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia
- Into - Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia
- Inca - Instituto Nacional de Câncer
- Fiocruz - Fundação Oswaldo Cruz
- Funasa - Fundação Nacional de Saúde
Hemobrás - Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia
A Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) foi criada em 2004 para tornar o país autossuficiente na produção de alguns elementos essenciais para o tratamento de doenças. Assim, é possível reduzir a dependência de medicamentos importados e, consequentemente, os custos para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Tecnicamente a produção de hemoderivados ocorre a partir do fracionamento industrial do plasma. Também está sob responsabilidade da Hemobrás o desenvolvimento da fabricação de produtos obtidos por biotecnologia.
O decreto que criou a Hemobrás autoriza a empresa a captar, armazenar e transportar plasma para fins de fracionamento, assim como avaliar a qualidade do serviço de hemoterapia (fornecedores de plasma). A empresa tem autonomia ainda para desenvolver programas de pesquisa e desenvolvimento na área de hemoderivados e de produtos obtidos por biotecnologia, incluindo reagentes, na área de hemoterapia.
Também é função da Hemobrás manter estrutura de garantia da qualidade das matérias-primas, fabricar produtos biológicos e reagentes obtidos por engenharia genética ou processos biotecnológicos, realizar contratos e convênios com órgãos nacionais da administração direta ou indireta, empresas privadas e com órgãos internacionais para prestação de serviços técnicos especializados.
Fonte:
Hemobrás



