Órgãos vinculados
Relacionados
- Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária
- ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar
- Hemobrás - Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia
- Into - Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia
- Inca - Instituto Nacional de Câncer
- Fiocruz - Fundação Oswaldo Cruz
- Funasa - Fundação Nacional de Saúde
Inca - Instituto Nacional de Câncer
Desde 1938, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) presta assistência médico-hospitalar gratuita a pacientes diagnosticados com câncer.
Vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS), possui cinco unidades hospitalares na cidade do Rio de Janeiro. Para ser atendido, o médico deve encaminhar o paciente já com diagnóstico confirmado de câncer ou com grande suspeita da doença (exame de radiografia, tomografia ou ressonância magnética).
O Hospital do Câncer I (HC I) é a mais antiga e maior unidade hospitalar do Inca. Presta serviços de confirmação de diagnóstico da doença, avaliação de extensão do tumor, tratamento e reabilitação.
O HC II é a unidade voltada para o atendimento de ginecologia oncológica. Já o HC III é responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama, com confirmação diagnóstica, tratamento cirúrgico, quimioterápico e radioterápico. O HC IV é responsável pelo atendimento aos pacientes em estágio avançado, sem possibilidades de cura.
O Instituto também responde pelo Centro de Transplante de Medula Óssea (CEMO). Criado em 1983, o CEMO é um dos maiores centros no Brasil de tratamento de doenças no sangue. O Centro ainda possui o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea – Redome.



