Saúde da criança e do adolescente
Saúde dos olhos
Desde 2007, quando foi criado, o Programa Olhar Brasil identifica problemas visuais em alunos matriculados na rede pública de ensino fundamental, na população acima de 60 anos de idade e em cidadãos de qualquer idade que frequentem os cursos do projeto Brasil Alfabetizado, do Ministério da Educação – parceiro do Ministério da Saúde na iniciativa.
O público-alvo do programa, formado por um total de 44 milhões de brasileiros, foi escolhido após a constatação de que as pessoas que enxergam mal apresentam pior desempenho escolar e queda expressiva na qualidade de vida.
Cerca de 30% das crianças em idade escolar e 100% dos adultos acima de 40 anos apresentam algum tipo de problema nos olhos. Quando a condição não é devidamente diagnosticada e corrigida, o cidadão passa a enfrentar dificuldades em sua rotina – ainda que o problema seja simples e de fácil tratamento. O resultado final desse processo, bastante comum em cidadãos de baixa renda, é a dificuldade de inserção socioeconômica do indivíduo.
As pessoas que passam pelo programa têm direito, além dos exames necessários para o correto diagnóstico de suas condições, a novos pares de óculos nos casos em que é constatado erro no grau das lentes corretivas. Nos casos de maior complexidade, os médicos do Olhar Brasil fazem o devido encaminhamento do paciente a centros de referência.
O programa atua ainda junto aos serviços públicos especializados em oftalmologia, com o objetivo de aprimorar o atendimento à população que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS). Os investimentos do Ministério da Saúde no Olhar Brasil já superaram os R$ 320 milhões. A Portaria Interministerial número 15, de 24 de abril de 2007, foi a responsável pela instituição do programa.
Fonte
Projeto Olhar Brasil -
- Oftalmologia,
- Olhar Brasil,
- PB,
- PR,
- Paraná,
- Paraíba,
- baixa renda,
- lentes,
- olhos,
- visão,
- Óculos
- Oftalmologia,
- Olhar Brasil,
- PB,
- PR,
- Paraná,
- Paraíba,
- baixa renda,
- lentes,
- olhos,
- visão,
- Óculos



