Portal do Governo Brasileiro

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Meio de transporte

Relacionados
Metrô

O metrô é um dos tipos de transporte mais eficientes em grandes cidades, já que leva grande número de passageiros ao mesmo tempo. O número de vagões sobre trilhos tem se expandido em áreas urbanas do Brasil nas últimas décadas

São 11 as áreas metropolitanas que transportam milhões de passageiros por ano em Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, João Pessoa, Maceió, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Para o especialista em transporte público Eduardo Alcântara, o metrô é um meio de transporte fundamental no dia-a-dia dos moradores dos grandes centros urbanos do País. O sistema é importante nos locais onde os ônibus não dão conta de atender a toda a população. Como é caro construir o metrô, ele só deve ser implantado onde há grande demanda.

Em todas essas 11 cidades existe o transporte público sobre trilhos na superfície ou subterrâneo. A tendência é nomear o primeiro tipo de “trem” e o segundo de “metrô”, mas esta não é uma distinção técnica já que em ambos os casos a locomoção é feita sobre trilhos e com veículos de grande tamanho.

José Luis da Conceição Metrô está presente em 11 áreas metropolitanas do Brasil Ampliar
  • Metrô está presente em 11 áreas metropolitanas do Brasil

O metrô subterrâneo necessita de equipamentos especiais de construção e operação. Já o metrô de superfície é mais simples de construir, embora possa requerer desapropriações de imóveis por onde passa.
A maioria das cidades brasileiras tem seu sistema exclusivamente na superfície, aproveitando as obras realizadas no passado que ligavam o centro aos bairros mais distantes. Apenas três metrópoles contam com trechos subterrâneos: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Cuidados

Alguns cuidados são exigidos para os passageiros que utilizam esse tipo de meio de transporte, seja ele turista ou não. Os passageiros devem, nas estações, observar sinais e avisos para melhor orientação e não correr para pegar o vagão (pois outro logo estará à disposição).
Além disso, alguns alertas precisam ser seguidos: ao aguardar o trem, permanecer atrás da faixa amarela pintada no piso da plataforma; pais ou responsáveis devem manter as crianças sempre seguras pelas mãos e manter a atenção para o pequeno espaço entre a plataforma da estação e o trem estacionado.

Dentro do trem outras recomendações devem ser observadas. Um sinal sonoro avisa que as portas do vagão vão fechar. Ao ouvi-lo, o passageiro não deve, em hipótese alguma, entrar nem sair do trem. Também não devem se apoiar nem viajar com as mãos nas portas e impedir que as crianças o façam.

Para o caso de trajetos em pé, os passageiros obrigatoriamente têm que segurar sempre nos corrimãos. Por último, no caso de queda de algum objeto na via, o usuário não deve tentar pegá-lo: procure um funcionário e avise-o imediatamente.

Como o metrô é um meio de transporte público, evite ouvir música sem fones de ouvido, comer ou beber nas dependências dos trens e ajude a manter a limpeza e o asseio das composições e das estações e não atrapalhar os demais passageiros.

O horário de funcionamento e o preço das tarifas do serviço de metrô variam de cidade a cidade. Para maiores informações visite o site de cada uma das companhias prestadoras do transporte público:

Belo Horizonte
Brasília
Fortaleza
João Pessoa
Maceió
Natal
Porto Alegre
Recife
Rio de Janeiro
São Paulo

Fonte:
ANTP

  • Delicious
  • Google
  • Twitter
  • Facebook
  • Myspace
  • Microsoft
  • Yahoo
  • Digg
  • Technorati
Enviar para um amigo

© 2010 Portal Brasil - Desenvolvido em Software Livre

Imagem de fundo: Arte sobre foto de Leonid Streliaev Hospedado no Serpro