Portal do Governo Brasileiro

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Tipos de turismo

Relacionados
Aventura

Turismo de aventura é a prática de atividades recreativas não competitivas que envolvem desafios e superações. O Brasil é um dos principais destinos do público que busca esse segmento turístico, e a cada dia se destaca mais, dentro e fora do país. No turismo de aventura, as experiências físicas e sensoriais proporcionam sensações de liberdade e prazer. As atividades podem ser realizadas em diversos locais, sejam eles naturais, construídos, rurais ou urbanos, na terra, na água ou no ar.

Entre as principais práticas realizadas no Brasil estão: arvorismo, atividades ciclísticas, em cavernas, equestres e fora de estrada, bungee jump, cachoeirismo, canionismo, caminhadas, escalada, rapel, tirolesa, boia-cross, canoagem, mergulho, rafting, asa delta, balonismo, parapente, paraquedismo e ultraleve.

Embratur Paraquedismo, parapente, mergulho e rafting são as principais atividades de aventura no Brasil Ampliar
  • Paraquedismo, parapente, mergulho e rafting são as principais atividades de aventura no Brasil

O Projeto Aventureiros Especiais, por exemplo, estuda e promove as adaptações de equipamentos e serviços à prática de atividades de aventura para pessoas com deficiência. Veja mais sobre o projeto neste livro do Ministério do Turismo.

O programa Aventura Segura, criado pelo Ministério do Turismo em parceria com o Sebrae Nacional e executado pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), é o maior projeto de fortalecimento, qualificação e certificação do segmento de turismo de aventura no País. O objetivo da iniciativa é gerar, a partir de oficinas, cursos e seminários, oportunidades de negócios para os segmentos de Ecoturismo, Turismo de Aventura e para as atividades turísticas dos destinos. O programa também visa fortalecer e articular as lideranças locais, além de alinhar e planejar ações para desenvolver o segmento. Para saber mais, acesse o site do Aventura Segura.

Os benefícios econômicos do turismo de aventura estendem-se tanto para fornecedores de equipamentos, seguradoras e outros produtos e atividades associadas quanto para as próprias regiões que recebem os turistas.

O turista de aventura deve ter atitudes que evitem e minimizem os impactos negativos no ambiente e respeitem e valorizem as comunidades que os recebem. Para isso, o Ministério do Turismo desenvolveu normas para os aventureiros, de acordo com padrões internacionais. Também estabeleceu um certificado para o compromisso com a segurança, de procedimentos e equipamentos.

Para mais informações, acesse o site da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Fonte:
Ministério do Turismo

Palavras-chave:
Avalie este conteúdo:
Palavras-chave:
  • Delicious
  • Google
  • Twitter
  • Facebook
  • Myspace
  • Microsoft
  • Yahoo
  • Digg
  • Technorati
Enviar para um amigo

© 2010 Portal Brasil - Desenvolvido em Software Livre

Imagem de fundo: Arte sobre foto de Leonid Streliaev Hospedado no Serpro