Você está aqui: Página Inicial / Tira-dúvidas / Trabalhador / E O IMPOSTO SINDICAL? EU NÃO VOU MAIS TER DESCONTO IMPOSITIVO NO MEU SALÁRIO?

E O IMPOSTO SINDICAL? EU NÃO VOU MAIS TER DESCONTO IMPOSITIVO NO MEU SALÁRIO?

As contribuições aos sindicatos, pagas por empregados e empregadores, sob a denominação de contribuição sindical, deverão, a partir de agora, ser prévia e expressamente autorizadas. Ou seja, o desconto da contribuição sindical está condicionado a autorização prévia e expressa dos que participarem de uma categoria econômica ou profissional ou de uma profissão liberal.

Na maioria das grandes democracias do mundo, em especial nos países de referência na Europa, não se fala em contribuição obrigatória. Os sindicatos recebem contribuições voluntárias de seus integrantes que, naturalmente, analisam a utilização dos recursos, o desempenho dos próprios sindicatos e cobram regras de transparência e de sucessão aos cargos de direção.

No Brasil, há um distanciamento muito grande entre sindicatos e trabalhadores e entre trabalhadores e sindicatos. Esse distanciamento também ocorre entre sindicatos patronais e empresas. É preciso que os sindicatos se aproximem mais dos trabalhadores, que compartilhem suas agendas e indiquem claramente quais os objetivos nas negociações coletivas. É preciso um sistema mais participativo. O mesmo vale para o trabalhador, que hoje não se interessa e na maior parte das vezes não participa da atividade sindical.