Você está aqui: Página Inicial / Tira-dúvidas / Trabalhador / PRA QUEM É A MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA? APENAS PARA AS EMPRESAS?

PRA QUEM É A MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA? APENAS PARA AS EMPRESAS?

A modernização da legislação trabalhista vem para colocar o Brasil no século 21, na era digital do trabalho remoto, dos horários flexíveis, da melhor conciliação entre trabalho e lazer. É uma lei a favor da aliança entre trabalhadores e empregadores. Isto jamais seria alcançado se fosse uma reforma parcial. As modificações foram pensadas para serem duradouras e somente o serão caso estejam equilibradas e permitam que o País avance.

Se você é um trabalhador informal ou está desempregado, esta reforma é para você. Com ela, você poderá ter mais formas de encontrar um trabalho formal e realizar o sonho de ter carteira assinada, além de ter todos os direitos garantidos.

Se você está empregado, essa nova legislação também é para você. Você terá mais liberdade para que o trabalho se adapte à sua vida e não ao contrário. A mulher não estará mais obrigada a ficar 15 minutos a mais no trabalho depois das horas extras; mais pessoas terão acesso a jornadas de 12 x 36 horas, nas quais o empregado trabalha 3 ou quatro dias por semana, alternadamente, e não 6 dias por semana, como no contrato normal; a negociação coletiva será prestigiada e os trabalhadores, por meio dos sindicatos, poderão negociar participação nos lucros, planos de cargos e salários, formato da jornada banco de horas, remuneração por produtividade e desempenho individual. E sem a obrigatoriedade do imposto sindical, você contribui se quiser e se achar que o sindicato está fazendo um bom trabalho. Se você é um empresário e precisa de segurança jurídica para investir e contratar novos funcionários, essa lei é para você.

A modernização trabalhista é para todos. É do empregado e do empregador.